domingo, 20 de outubro de 2013

DICAS DA D. TEREZA PARA FAZER BOLO

Resolvi começar a compilar e postar algumas experiencias adquiridas pela  minha mãe  a D. Tereza...que durante quase 50 anos confeitou e comercializou seus bolos, doces e salgados...
E hoje vamos ver algumas dicas para fazer bolos decorados em casa...
1) ARGAMASSA 
Argamassa, nada mais é, do que uma mistura de pedaços de bolo esfarelado, com claras batidas em neve, como para suspiro e adoçar com açúcar. Mexe-se bem para ficar maleável. Assim quando você recortar um bolo, poderá emendar os pedaços usando essa argamassa.
A argamassa pode também ser feita com os farelos do bolo e goiabada. E é um grande recurso para consertar defeitos na massa, criar novas formas, ampliar e dar destaque e detalhes do bolo.
Enfim, é uma massa que serve para aperfeiçoar as linhas e dar um bom acabamento no bolo. Inclusive, podemos utiliza-la para nivelar e aprumar o bolo quando a diferença entre os lados for pequena.
2) NIVELAR E APRUMAR O BOLO 
As vezes ao assar, o bolo fica com um lado um pouco maior que o outro. Caso voce tenha duvidas a esse ponto, meça com o esquadro, colocando-o na base onde vai ser confeitado o bolo e medindo os lados do mesmo.
Espeta-se um palito na massa, deixando-o da altura que deve ser completada. e conforme já foi dito, quando for uma diferença muito pequena, prepara-se argamassa e nivela-se a altura



Nenhum comentário:

Postar um comentário