terça-feira, 22 de outubro de 2013

"O LADO 'B' DA YOGA."

  • Esclarecimetnos fornecidos pelo professor Yvan Arcuri Sinico do Instituto Alqhimia 
    hare hare hare boo

    Foi bem interessante ter recebido esta semana o exemplar da Folha Equilíbrio de 10 de setembro de 2013 cujo titulo era "O LADO 'B' DA YOGA."
    O lançamento do livro Moderna Ciência do Yoga , de William Broad, causou também no Brasil, um certo desconforto entre praticantes, professores e simpatizantes de yoga. Isso porque, segundo o autor, que foi praticante de yoga durante 40 anos , o numero de lesões e problemas articulares e vasculares decorrentes da prática de yoga tem aumentado muito entre o discípulos.
    Confesso que, apesar de já saber desse lançamento, fiquei um pouco apreensivo no começo até que li alguns dos trechos iniciais onde diz "HORAS na postura do diamante, ou no vajrasana, pode causar o chamado 'pes caídos do yoga', condição provocada por danos na enervação periférica do ciático causando dificuldades para andar, correr eou subir escadas." OU outra citação de que CENTENAS de repetições da posição do cachorro de cabeça pra baixo, ou adho mukha, ou ''V invertido" pode causar o rompimento do tendão de Aquiles...
    Ora, nós que fazemos 1 ou 2 x cada ásana, ou que permanecemos de 10 a 30 segundos, no máximo, em cada ásana, salvo alguma fatalidade, jamais teremos essas lesões... Também pudera, você, que já pratica yoga há um certo tempo comigo consegue se imaginar UMA HORA parado num mesmo ásana ??? ou você que já fez alguns meses de yoga comigo consegue se ver repetindo centenas de vezes o mesmo asana ???
    Afinal, tudo que é feito em excesso é prejudicial... Como diz o prof. Anderson Alegro, também vejo muitos vindos da academia de musculação com muitas lesões, muitos vindos do futebol cheios de lesões, outros tantos vindos do tênis de quadra ou do montain bike cheios de probleminhas... Ou seja, fiquei muito tranquilo e sereno pois, depois de quase 20 anos orientando centenas de alunos na pratica de yoga, o índice de possíveis problemas causados não passa de 1%...
    Entao, deixo uma máxima que serve pra tudo que formos fazer, não apenas YOGA : FAÇA TUDO NA MEDIDA CERTA. {do jeito certo, com quem sabe ensinar certo, sem competição}Assim, não tem erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário