sábado, 12 de outubro de 2013

The Deep, the bad and the dirty web

Minha curiosidade sempre supera minhas barreiras. Sejam elas emocionais ou mesmo funcionais....Afinal creio que tudo o que existe deve ser conhecido, mesmo que seja para criticar! E assim foi com o caso do Deep Web. Quando disseram para eu não entrar foi a senha para eu me empenhar e mergulhar fundo na Web profunda ou Deep Web  ...(trocadilho sem graça!).
Segundo meu "professor particular"  explicou quando queremos navegar na internet costumamos recorrer a buscadores como a Google por exemplo.  Mas existem sites que não são indexados a nenhum buscador e são sites criados inicialmente para ajudar as pessoas a não serem monitoradas nos países censurados,  onde haviam repressão politica como no caso do Oriente Médio, etc...Os dados desses sites percorrem a rede mundial de computadores mas não compõem os motores de busca e vão desde artigos científicos normalmente oriundas de órgãos públicos, universidades e empresas , livros raros ou até mesmo novos vírus. Mas que somente são acessados se a pessoa souber o endereço da máquina. A Deep Web não é nada mais que um gueto. Para você entrar, tem que fazer parte, tem que ter características específicas. E o primeiro ´passo para entrar é instalar o navegador TOR, que dificulta a embaralha a identificação dos computadores ao acessarem os sites, mas que tornam o pc muito lento pois o Tor dificulta o rastreamento utilizando várias máquinas que ficam no meio do caminho.
Mas por  não ser encontrada em buscadores, a Deep Web, além de trazer  diferentes conteúdos como livros raros, artigos científicos  e fóruns de discussões específicas. Traz  também  propagandas para venda ilegal de drogas, textos preconceituosos e crimes diversos.
Ela foi criada para a defesa dos direitos humanos, por jornalistas investigativos, militantes de direitos humanos, pessoas que precisam se comunicar sem o risco de serem monitoradas. Mas, como qualquer ferramenta, pode ser usada para o bem ou para o mal ou “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose” . 
Lembrando ainda que o conteúdo atualmente estão sendo analisados tanto pela Polícia Federal quanto pelo  FBI ou outras polícias infiltradas  do mundo .
Mergulhei no raso nesse universo sombrio!!! E ja estou na superfície ...Aqui no meu blog....

Nenhum comentário:

Postar um comentário