domingo, 20 de outubro de 2013

TRUQUES DA CONFEITARIA (D. TEREZA)

D. Odete Gnann, mãos á massa, literalmente!
Domingo é dia de ir na casa de minha mãe e é de lá que eu trouxe mais essas dicas...
Minha mãe, Tereza
DOCEIRA, BOLEIRA, E O QUE FOR PRECISO...
JURAMENT ADA
Quando quiser fazer bolos mais baratos, use confeitos, frutas, flores naturais, etc para decorar o bolo...
Por exemplo :
Chocolate granulado : Faça um bolo e cubra-o com um glace simples e tinja de cor bege. E o chocolate granulado, mesmo que só polvilhado em cima do bolo, dará um grande realce.

Glace batida - 1 clara batida, 1/2 colher de clado de 1 limão e açúcar peneirado até dar a consistência desejada, que deverá ser média. Quando é usada pra se fazer um primeiro revestimento em bolo artístico, usa-se a glace com menos açúcar. Já para se usar como cobertura do bolo, dá-se uma consistência maior, isto é, aumenta-se o açúcar.
Este bolo é coberto com chocolate
branco e preto
Chocolate em barra : Da mesma forma que o granulado, o chocolate em tablete ficará bonito passado pelo buraco maior do ralador e despejado sobre o bolo. 
Fios de ovos : Em volta do bolo, ou 

FIOS DE OVOS E CONFEITOS PRATEADOS
ao centro do mesmo os fios de ovos são muito versáteis e decoram também doces. Experimente jogar sobre os fios de ovos confeitos prateados ou apresentá-los  como miolo de flores, feitas com cadinhas brancas. O efeito é sensacional.
Cerejas em calda : Muito apreciada pelas crianças podem ser dispostas em cima ou em volta do bolo. Formam flores se demos 4 piques sem separar as pétalas e rechearmos com doce de coco. Mas minha mãe alerta que temos que ter muito cuidado porem com a qualidade das cerejas usadas, pois algumas podem tingir a glace, quando colocadas muito antes do bolo ir á mesa.
FLORES NATURAIS
FRUTAS NATURAIS 
Flores naturais : Geralmente usa-se uma rosa vermelha para os mais velhos e uma de cor suave para adolescentes.
coco ralado e colorido
Frutas naturais : Cachos de uva sobre bolos em formato de folha, morangos picados inteiros, todas as frutas que não escurecem quando descascadas, podem ser usadas com sucesso.
Coco ralado : Muito utilizado, pode ser tingido em lindas cores, bastando-se adicionar algumas gotas de anilina.
Ralado com casca fina e nos furos maiores do ralador,  além de uma sabor delicioso, uma suavidade incomparável. O bolo fica uma fofura, arremata a mama!
Confeitos : Prateados ou coloridos, todo mundo os conhece e alumas pessoas não os dispensam.
Açúcar de confeiteiro : Aliado ao chocolate em pó, poderá ajudá-la a fazer xadrez sobre o bolo. Proceda do seguinte modo :
Corte 10 tiras de papel cartão e forme com elas um xadrez, deixando a mesma distancia entre as tiras. Polvilhe o bolo com o açúcar de confeiteiro. Retire cuidadosamente o xadrez. Limpe-o e coloque ao contrário. 
Polvilhe chocolate, previamente peneirado, protegendo sempre a parte branca. Retire novamente o xadrez de cartolina e você terá um belo bolo.
Recorte cartolina e proceda da mesma forma, querendo querendo fazer outros desenhos, por exemplo, flores e estrelas, paisagens discretas e até nomes ou números.
Amendoim : Torrados e moídos, bem como nozes ou castanhas de caju, podem cobrir todo bolo, ou as partes laterais do mesmo. Usa-se, nesse caso, uma glace mais gordurosa, como é o caso da glace feita com banha hidrogenada.
Glace de confeitar : 1 pacote de banha hidrogenada, 1 lata de leite condensado e 1/2 quilo de  de açúcar peneirado. Misture tudo e bata bem.
GELATINA 
Gelatina : Gelatina comum de caixinha, feita com menos agua do que indica a receita, e colocada em assadeiras, podem ser recortadas com tesoura. Formam então os mais variados desenhos.
Frutas em compota : Todas podem ser usadas. Caramelos, bombons, pipocas caramelizadas, tudo pode adquirir um ar de novidade, basta que você os disponha com bom gosto, e não esquecendo que devem ser condizentes com o sabor do bolo, com o homenageado e com a ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário