quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Carta para mim mesma com 18 anos

Querida Rosana
Você não me conhece mas eu te conheço, e bem. As coisas que eu vou falar agora provavelmente não vão fazer nenhum sentido para você e eu não te culpo por isso, mas tenha a mente e ouvidos abertos, pois tudo que direi é importante.
Aprenda a lutar, e entenda o mais rápido possível que, ou você escolhe ser JUSTA ou ser  "boazinha" . Pois "A BOAZINHA" não pode ser justa, e principalmente comete injustiça  consigo  mesma!  E aprenda que não se fazer respeitar é sinal de fraqueza ou falta de personalidade. Às vezes você poderá até  ceder por preferir um momento de paz com quem estiver do seu lado, mas aprenda a exigir o que é realmente importante para você. Vai levar um tempo para você perceber a diferença entre ser boa e ser boba, então comece a praticar agora. Lembre-se sempre que você não é obrigada a gostar de tudo e ser sempre tolerante.

Cuidado com as expectativas que você cria. 
Expectativa é uma planta carnívora que está sempre com fome, e em muitas das vezes em que você der uma migalha para alimentá-la ela vai morder o seu dedo.
Pesquise sempre tudo e todos que puder e escolha somente as coisas que mais lhe agradar, sem medo!
Permita a você mesma se gabar daquilo em que você é boa. Nunca sinta-se inferior aos outros. 
Falando nisso, tem uma informação “quente” que eu deveria deixar você descobrir sozinha, mas vou te dar essa moleza: você é anarquista e, simplesmente não gosta de hierarquias, nem de qualquer tipo de governança compulsória, não gosta de  regras, nem submissão, então,  por favor, não vá trabalhar com com justiça, pois te dará tantos desgostos e, por fim, terá que dar uma guinada na vida para não pirar!  Você é verbal, gosta de ler, gosta do visual. Procure fazer carreira em algo que não exija uma personalidade metódica e organizada, nem habilidades numéricas, e acho que você sabe do que estou falando…
Mexa esse traseiro gordo. Eu sei o quanto você  já se esforçou para emagrecer, mas isso não muda o fato de que você terá que se cuidar sempre! Larga esse cigarro, bota um tênis e vai correr 30 minutos por dia. E coma mais vegetais.

MANECO, PAI
Seu pai realmente é o melhor pai do mundo e aproveite cada minuto ao seu lado, pois a convivência com ele será bem mais breve do que você imagina. Eu sei que você está sempre com medo, mas, novamente, eu lhe afirmo, com certeza que o seu temido amanhã já é meu hoje e voce perdeu algumas batalhas, mas está firme na guerra.
Quanto mais você exigir atenção e consideração, menos as pessoas vão te dar, e se você se irritar com isso só piora. Estou com mais de 50 anos e ainda não entendi muito bem o porquê disso, só sei que é assim que funciona. Molière uma vez disse “Convém em certas ocasiões ocultar o que se traz no coração”, e ele estava certo.
Esqueça essa coisa de “marcar encontros”. As pessoas mais legais que vão passar pelo seu caminho você vai conhecer por puro acaso, portanto esteja atento às oportunidades.
Evite julgar as pessoas, principalmente por coisas insignificantes e gostos inofensivos.
Sempre, absolutamente sempre que uma pessoa entrar na sua vida fácil demais, ela vai embora fácil demais. E isso não é necessariamente ruim...
Não se preocupe demais com seu futuro. Tem um monte de coisas incríveis esperando para acontecer com você, e sua vida ainda vai dar algumas reviravoltas inacreditáveis!
Quando apertar as mãos de alguém segure firme e olhe nos olhos, e quando alguém te abraçar não seja o primeiro a afrouxar os braços.
Existe uma coisa curiosa sobre tentativa e erro: freqüentemente a última chave que você tenta é a que abre uma fechadura. E não adianta puxar direto a última chave do chaveiro, sempre é a última! Talvez isso seja uma forma silenciosa de Deus te ensinar algo sobre paciência e perseverança. 
Coma com moderação, se exercite com frequência e gaste mais calorias do que ingere, não é tão difícil. 
Evite fofocas, e evite pessoas que gostam de fofoca.
Você não precisa ter vergonha de cair, apenas precisa ter disposição pra se levantar.
Não coma pêra de estômago vazio, e não beba café demais. 
Leia algo sobre “auto-sabotagem”, você vai precisar para saber evitar.
Procure viver sem arrependimentos. 
Viva o momento, tente fazer o seu melhor e siga em frente, senão você vai acabar fazendo algo bobo, tipo… escrever uma carta pra você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário