domingo, 27 de outubro de 2013

Minha mãe e eu fazendo arte (com receitas e tudo!!!)

Se, por um acaso, alguém não acreditava que minha mãe era doceira juramentada...Segue abaixo provas incontestáveis do crime!!! Aproveitei o domingo e fui ate a casa de minha mãe para me apropriar das suas receitas mui secretas... (Erica Betlin, arquiva para nós!) Portanto as receitas que seguem foram testadas ainda hoje ...vejam nossas fotos!!!
Visitar a mãe e fazer bagunça com os doces na mesa!!!NÃO TEM PREÇO!

Minha mãe, Tereza, posa orgulhosa com sua produção

Nessa caixa, temos alguns brigadeiros e tâmaras recheadas com coco
 O brigadeiro da minha mãe são especiais pois não ficam duros. Podendo ser congelados por vários meses!
Inclusive podem ser feitos bem antes da do dia de serem servidos!! Pratico! O segredo é o creme de leite na receita...As receitas estão no lá embaixo....por ultimo,  antes vamos comendo com os olhos...

No fundo desta foto vemos as ameixas recheadas. E o recheio é o mesmo das tâmaras, porem o sabor fica bem diferente devido á variação da fruta que abraça o recheio de coco... 

No fundo vemos o já tradicional doce de nozes...ideal para as festas natalinas
(receita ,criada pela mãe, que tambem segue abaixo)

Os doces de nozes enrolados...

Primeira vez que assisto minha mãe fazendo seus doces sentada!!! Antigamente cadeiras eram itens proibidos na hora da fabricação dos doces...Dai aproveite e também sentei, afinal também já sou uma senhora idosa...kikiki (senhora idosa ninguém merece)

Aqui minha mãe prepara uma caixinha para dar de presente para uma amiga  querida

Nessa foto já vemos os beijinhos, que também são preparados com a receita básica de coco que  já já eu conto para todo mundo!!!
  
Dessa cozinha, nos últimos 40 anos, saíram milhares e milhares de doces!!! Quantas festas a d. Tereza adoçou com suas guloseimas....


BEIJINHOS!!!!


A mama aprontando mais uma caixinha para um amigo



D. Tereza distraída com a lida


Missão já quase cumprida!!!

Olha a cadeira ai...E continua sentada....XX anos...então pode não  é mesmo  D. Tereza?



Eu, Rosana, orgulhosamente apresento os doces da minha mãe!!!


Doces prontos...agora eu entro em cena apenas para posar de doceira!

Agora  só falta eu sentar para escrever tudo o que apurei das  receitas

DOCE DE NOZES DA D. TEREZA

400 gramas de nozes trituradas (dessas 100 gramas para passar os docinhos)
1 lata de leite moça
1 colher de rasa de manteiga
1 caixa de creme de leite com soro
1 colher de farinha de trigo
Desmanche a farinha de trigo no creme de leite e acescente as 300 gramas de nozes, o leite condensado e manteiga. Leve ao fogo mexendo sem parar até aparecer o fundo da panela. 
Depois de frio faça as bolhinhas ou, se preferir, os croquetinhos, e passe pela nozes moída como na foro acima.
 DOCE DE COCO DA D. TEREZA
Lembre-se que esta é a base para o beijinho, para a tâmara e a ameixa recheada também conhecida por olho de sogra
200 gramas de coco ralado 
3 gemas
1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga 
Por no fogo e dar ponto duro.

BRIGADEIRO ESPECIAL DA D. TEREZA (não endurece mesmo congelado)

1 lata de leite moça 
2 colheres de chocolate em pó (achocolatado não pode!)
1 caixa de creme de leite
1 colher de trigo
Por tudo no forno de microondas durante 9 ou 10 minutos. Dando de 3 a 4 pausas para mexer o doce...E pronto! Depois de frio, de preferenci no dia seguinte, passe no chocolate granulado ou no confeito conforme as fotos acima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário