Muitas mulheres compram itens de luxo como uma forma de manter possíveis “rivais” afastadas de seu parceiro, de acordo com estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Minnesota (EUA).
“Os gastos com itens de luxo nos Estados Unidos somam mais de US$ 525 bilhões (cerca de R$ 1,2 trilhão), sendo que produtos femininos correspondem a mais da metade dessa quantia”, escrevem os autores, Yajin Wang e Vladas Griskevicius.
Algumas das participantes disseram como se sentiriam ao ver seu parceiro romântico sendo abordado por outra mulher em uma festa e falaram sobre seu interesse por artigos de luxo. “Em um dos experimentos, as participantes usaram bolsas, sapatos, camisetas e carros de luxo com logos duas vezes maiores do que as dos pertences daquelas que não imaginaram a situação da festa”.
“Mulheres de diferentes idades e tipos de relacionamentos inferiram que aquelas com roupas e acessórios ‘de marca’ têm um parceiro mais dedicado”, explicam. “Elas também inferiram, de forma espontânea, que o parceiro contribuiu financeiramente para essas posses de luxo” – presentes de Dia dos Namorados e Natal, por exemplo.
De modo geral, as participantes disseram que havia menos chances de abordarem um homem acompanhado por uma mulher que estivesse usando artigos luxuosos – por conta da suposta “devoção” do parceiro. “Enquanto homens normalmente mostram produtos de luxo para o sexo oposto, mulheres em geral procuram mostrar posses caras para o mesmo sexo”.
Naturalmente, esse não seria o único motivo para adquirir artigos luxuosos – muitas pessoas compram esse tipo de produto por conta da qualidade, de uma preferência pessoal ou simplesmente como forma de mostrar que têm “bom gosto”. [Medical Xpress]
Fonte: HypeScience
Nenhum comentário:
Postar um comentário