Para preparar certos pratos, é preciso que o frango seja desossado parcial ou integralmente .
FRANGO DESOSSADO RECHEADO |
Antes de mais nada, é necessário muito tempo e paciência para levar a cabo esta operação, pois deve ser feita delicadamente, para não dilacerar a pele que depois servirá de invólucro. Escolha de preferencialmente um frango novo, tenro e gordo. Ao comprá-lo, lembre-se de que o bom frango é fator importante e ele tem a pele clara, a carne elástica e macia. Não se esqueça ainda de .que o osso esterno deve apresentar-se elástico e cartilaginoso ao tato. As pernas não devem ser recobertas de escamas amareladas, características dos frangos que já não são novos. Nos machos, as esporas devem ser curtas, apenas formadas. Se comprar um frango já depenado e limpo, flambe-o para tirar qualquer penugem. A seguir, lave-o e enxugue-o, para somente então desossá-lo.
Comece assim: coloque o frango sobre o mármore da pia, com o peito virado para baixo. Com o trinchante próprio, de um pequeno talho na base do pescoço, na parte das costas e, enfiando uma faca afiada com a lamina para cima, corte toda a pele do pescoço até a cabeça (foto I). FOTO 1 |
foto 2 |
Com. um talho reto, separe a cabeça (foto 3).
FOTO 3 |
FOTO 4 |
FOTO 5 |
Continue a descamar o peito, sempre com o auxílio da faca, separando a carne com ligeiros talhos (foto 7).
Vire o frango e continue a operação nas costas. É preciso muita atenção, porque a pele nesse ponto apresenta-se bem mais aderente ao osso, sendo desta maneira bem ma fácil de romper-se (foto 8)
|
Enfiando a lâmina da faca entre os ossos e carne, isole a carcaça (foto 9). |
FOTO 10 |
Corte-o e proceda da mesma maneira com a coxa. Neste ponto corte osso, mas deixe-o preso por um pequeno pedaço terminal correspondente à junta (foto 11)
FOTO 11 |
Depois de preparar o recheio que irá utilizar, encha o frango com cuidado: procure dar-lhe o formato primitivo. Revire toda a pele do pescoço para as costas e costure-as (foto 14)
Como cortar em pedaços um frango :
O frango cru deve ser cortado em pedaços depois de limpo, flambado e lavado.
Os utensílios a serem usados são uma faca grande e bem afiada, em facão de cozinha por exemplo, e um bom trinchante.
Apoie o frango sobre a tabua de carne . Com a faca ou com o facão de talhos na pele, no local correspondente ás juntas das coxas. Depois, segurando os pés do frango com as mãos, vire-os cuidadosamente para dentro.
Corte os nervos mais resistentes e elimine os pés. Tire o pescoço, cortando a pele exatamente no inicio do peito.
De um talho sob as coxas e, segurando solidamente as coxas entre as mãos, continue cortando até separar a coxa e a sobrecoxa do resto do corpo. Vire o osso para dentro, de maneira a quebrar a junta, e com o trinchante corte toda a pele que ainda une o pedaço, ao corpo da ave. Proceda da mesma maneira que já foi indicada com a outra coxa.
Corte a carne das asas no ponto em que se unem ao peito e corte-o seguindo bem a linha do esterno.
Abra a carcaça forçando com as mãos e divida o frango em duas partes, cortando também com o talho certo o osso dorsal.
Divida essas 2 metades em 4 pedaços cada uma ou, se quiser mais ianda, oriente-se pelo tamanho do frango.
Nenhum comentário:
Postar um comentário