quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Desculpas esfarrapadas

Eu sempre fui muito observadora e ao longo da minha vida, após muitos anos de profunda observação, desenvolvi uma espécie de "tradutor instantâneo" para as desculpas esfarrapadas usadas por  àquelas pessoas que não tem o mínimo de noção e quase sempre dão um bolo na outra, fazendo-a esperar por horas e horas e não aparecer. 
Justiça seja feita, pois são aquelas pessoas que até queriam estar lá, mas como sempre aparece algum imprevisto e ela acaba faltando aos compromisso e ficando com a fama de furão (não no sentido legal da palavra =P). 

1 – Desculpa Esfarrapada Padrão:
Se for homem :
-  Amor, ontem aconteceu uma coisa muito chata e não pude ir, desculpa não ter te ligado ...(Tradução: teve baba pela tarde, depois enchi o rabo de cerveja e tava na maior morgação)
Se for mulher:
-  Amor, ontem aconteceu uma coisa muito chata e não pude ir, desculpa não ter te ligado.... (Tradução: você é chato e não sabia como te dar um fora)
2 – Desculpa Esfarrapada mais elaborada
Homem:
-  Amor, sabe como é né? Minha mãe tava passando mal e eu tive que levar ela para o hospital. Não podia abandonar minha mãe em um momento de necessidade. ...(Tradução: Eu tava com meus amigos num barzinho e com a mínima vontade de sair de lá)
Mulher:
-  Ai, lindo o salão tava muito cheio ontem e acho que meu celular descarregou para eu te ligar. ...(Tradução: desliguei o celular para não ter que te ouvir me enchendo o saco)
3 – Desculpa Esfarrapada Premium
Homem :
-  Amor, o problema é que eu vendi minha alma para o diabo e agora, bem, eu sou o justiçeiro dele. Você tá compreendendo? Eu estou trabalhando para o diabo, mas como é uma coisa só noturna, aconteceu ontem no momento do nosso encontro. Você entende, né?
Mulher: (absolutamente boquiaberta)
 - Ok…..
Recentemente, li uma pesquisa comprovando o índice de sucesso de justificativas incomuns, em relacionamentos de vários modelos: sentimentais, familiares, profissionais… Parece que quanto mais formidável a recusa, mais chances tem o seu autor de ser perdoado. A pesquisa não revela se isso acontece porque a criatividade é vista como um tipo de loucura, e as pessoas passam a ser evitadas – o que pode ser confundido com uma atitude de respeito, dependendo do caso.
Mas tomemos como evidência o episódio com uma colega de trabalho, anos atrás. Ela sempre justificava a necessidade de sair das reuniões dizendo que tinha programado suas lentes de contato para durarem duas horas; depois disso, elas derreteriam. Ninguém dava muita atenção àquela história, mas certo dia (durante uma reunião demorada) um líquido gelatinoso começou a escorrer pelas faces da mulher. A direção teve medo de um processo judicial, e o resultado é que a colega ficou liberada das tais reuniões, porque “corria risco de cegueira”! Óbvio que ela jamais revelou qual o truque com as lentes, e essa foi a desculpa mais perfeita e convincente que testemunhei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário