quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O Psicopata pode ser salvo por Deus?

Psicopatas é um dos assuntos que mais despertam meu interesse e sempre fico imaginando o destino deles após a morte das mais diversas filosofias e religiões. Afinal o que  a Bíblia nos diz sobre a salvação? O que é preciso para ser salvo? Se arrepender?

Para alcançar a Salvação em Jesus é preciso reconhecer que Ele é Filho de Deus e que eu sou pecadora e que preciso de sua Graça e misericórdia, mas como vou fazer isso se não sinto culpa???? Reconhecer pecados? Xiii e agora?

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho , a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14-6)

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)

A Organização Mundial de Saúde inclui em sua classificação de patologias essa doença, sob a expressão “distúrbio da personalidade dissocial”..

Quem espera encontrar um psicopata apenas nas expressões ferozes e nos crimes absurdos, pode se surpreender ao observar um outro estilo, o da criatura charmosa e simpática, que parece ser regido pela razão, mas que não hesita em cometer algo que te prejudique quando isso atende às suas conveniências . Políticos corruptos e cínicos, que sobem rapidamente na carreira, líderes autoritários, pessoas agressivas e abusadoras, e  pasmem ate mesmo lideres espirituais, etc., estão entre eles. Uma característica comum é que eles se engajam sistematicamente em enganação e manipulação de outros para ganhos pessoais


Normalmente eles são muito inteligentes e sabem como esconder os traços de sua personalidade. No cotidiano, estes indivíduos não revelam possuir outros distúrbios psíquicos, e mostram-se até calmos e aparentemente normais no relacionamento social. Falam bem e muitas vezes tornam-se líderes de suas comunidades. Mesmo após um longo convívio, são poucos os que conseguem enxergar seu aspecto sombrio. Assim, eles conseguem eficazmente manter uma vida dupla O psicopata não sente culpa. Apesar de muitas vezes ter a plena consciência da perversidade dos seus “crimes” ou das suas intenções criminais, um psicopata raramente aprende com os seus erros, não conseguindo refrear os seus impulsos, carecendo por isso de superego.
Com uma auto-estima muito elevada, considera-se um ser superior regido pelas suas próprias regras.

Como tal, torna-se incapaz de compreender que haja pessoas com opiniões diferentes das suas, praticando atos criminosos sem sentir qualquer tipo de culpa 
Eles mentem exageradamente sem constrangimento ou vergonha, subestimam a insensatez das mentiras, abusam, trapaceiam, manipulam dolosamente seus familiares e parentes, colocam em risco a vida de outras pessoas e, decididamente, nunca são capazes de se corrigirem . 
Demonstrando uma frieza fora do normal, “o psicopata está livre das alucinações e dos delírios que constituem os sintomas mais espetaculares da esquizofrenia”. “A sua aparente normalidade, a sua ‘máscara de sanidade’, torna-o mais difícil de ser reconhecido e, logicamente, mais perigoso.” Exprimindo-se com elegância, as suas histórias, apesar de falsas, conseguem cativar e convencer, deixando-o numa boa situação perante as pessoas. Isto porque o discurso de um psicopata é geralmente servido de uma linguagem florida e figurativa, desempenhando esta um papel importante no seu comportamento enganoso e manipulador. Não obstante eles são artistas na capacidade de disfarçar de forma inteligente suas características de personalidade. Altamente seguro de tudo o que diz, “Mentir, enganar e manipular são assim talentos naturais de um psicopata.”.  

Quando os psicopatas descobrem que seu teatro já está descoberto, eles são capazes de darem a falsa impressão de arrependimento, falseiam que mudarão "daqui para a frente", mas nunca serão capazes de suprimir sua índole maldosa, simplesmente muda a sua história ou distorce os fatos para que se encaixem de novo.”
 Na vida social, costuma ter um charme convincente e simpático para as outras pessoas e, não raramente, ele tem uma inteligência normal ou acima da média. Sua arte está na dissimulação, embuste, teatralidade e ilusionismo. Para o psicopata o outro é “uma coisa”, mais uma ferramenta de trabalho, um objeto de manipulação

Nos relacionamentos amorosos são insensíveis e detestam compromisso. Sempre têm desculpas para seus descuidos, em geral culpando outras pessoas. Essas pessoas geralmente são cínicas, incapazes de manter uma relação leal e duradoura, manipuladoras, e incapazes de amar. Esse conjunto de caracteres faz com que os psicopatas sejam incapazes de aprender com a punição ou incapazes de modificar suas atitudes

Esta doença pode ser diagnosticada precocemente. Ela tem início na infância ou na adolescência e persiste ao longo da vida – é possível detectar essa enfermidade em torno dos 15 ou 16 anos e algumas vezes até mesmo em crianças.

 “O ser humano está cada vez mais isolado, mais sozinho, apesar de poder se comunicar quase instantaneamente com qualquer parte do mundo. Caso aprenda a viver sem necessitar dos outros, aprenderá a não se preocupar com os outros, um traço básico na personalidade psicopática.”

Estudei psicanalise e achei pertinente traçar um paralelo entre os ensinamentos do Cristianismo e a psicopatia . Pois,  sendo o psicopata, comprovadamente, incurável (A área do cérebro responsável pela culpa e compaixão é desativada, eles têm inativa uma região ligada ao comportamento ético e à tomada de decisão.)   e  Deus tendo poder sobre todas as coisas, aos olhos do mundo,  qual é nosso papel como cristão?Se para Deus tudo é possível, será que o psicopata pode se arrepender?
Para a ciência é impossível ser cristão e psicopata. 

A Medicina Não Cura, Jesus Cura?

È bem verdade que Caim, Judas, Saul e outros personagens bíblicos morreram sem demonstrarem arrependimento, porém: Saulo, o perseguidor da Igreja, assassino de cristãos, foi transformado em Paulo, grande Apóstolo! Servo de Deus, transformado pelo amor de Jesus, pela graça Redentora! O que dizer daquele ladrão crucificado ao lado de Jesus? Seria ele considerado psicopata, sem consciência? Foi salvo. Da condenação dos homens, direto para o Paraíso.
A novelista e escritora Glória Perez, faz o prefácio do livro “Mentes Perigosas” e em uma clara alusão ao terrível fato envolvendo sua filha Daniella Perez, assassinada brutalmente por Guilherme de Pádua, relata: “psicopata não tem semelhante, ele nem sabe o que é isso”. Se psicopatas não tem cura, são incapazes de amar e manter laços afetivos, o que dizer do Guilherme de Pádua, que há mais de cinco anos professa a fé cristã? Conversão ou fingimento?
Se Jesus e  ressuscitou Lázaro após dias na sepultura, curou o endemoninhado de Gadara, a quem todos tinham como louco, e fez tantos outros milagres considerados impossíveis a medicina, não curaria um psicopata?
Enfim, se você convive com um psicopata, de forma direta ou indireta, ore por ele.
Está escrito: “Porque para Deus nada é impossível” Lc 1:37.
As cadeias estão lotadas de homens e mulheres que cometeram crimes bárbaros e continuam de corações endurecidos para Deus. Bem perto de nós, do lado de fora das celas, convivemos percebida ou despercebidamente com pessoas doentes e perigosas em baixa ou alta escala. Não são necessariamente homicidas, mas aniquilam a vida humana de outras formas: despedaçando corações, e provocando perdas profundas. Contudo, escolho acreditar na Palavra de Deus, sempre,  acima de todas as circunstâncias.
Porem recomendo a todos a leitura do Mentes Perigosas, pois não é pelo fato de acreditar em milagres que ignoro o perigo que nos ronda. As dicas da Dra. Ana Beatriz são muito úteis e podem evitar que pessoas de bom coração sejam vitimas de psicopatas. Aliás, eles escolhem justamente aqueles que demonstram boa vontade para com o próximo. - Às vezes, nos perdemos nessa sede de amar os inimigos. - Se amar é preciso, viver em paz também o é. 
Os alarmes costumam tocar para avisar dos perigos de furacões e outras catástrofes, quem der ouvidos se salvará.  Quando há algo errado em um relacionamento, o alarme também toca, ficar parado, é o mesmo que aceitar o erro para mais tarde (ou quem sabe instantaneamente) ser devorado por ele.

FONTES:
http://www.psicologiavirtual.com.br/psicologia/principal/conteudo.asp?id=4017
http://erickmagnus.multiply.com/journal/item/290/O_Psicopata
http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/o_que_e_um_psicopata__imprimir.htmlhttp://www.infoescola.com/psicologia/psicopata/

Um comentário:

  1. Largue de ser jegue, o próprio Deus fez o mal e o bem, então é provável que alguém tenha nascido pra ser a ruindade em pessoa afim de estabelecer o equilíbrio.

    ResponderExcluir