domingo, 12 de janeiro de 2014

A OSTEOPOROSE PODE SER PREVENIDA

Segundo o Prof. Zavarize :
Prof. Dr. Sérgio Fernando Zavarize
A palavra Osteoporose significa “osso poroso”, isto é, frágil, sem massa. É uma doença metabólica que é mais comum nas mulheres e está associada ao envelhecimento. Pode ser definida como a diminuição da massa óssea e uma desestruturação da forma interna dos ossos, causando um enfraquecimento que pode levar a fraturas. Essa doença é considerada um importante problema de saúde pública pelas consequências que causa na qualidade de vida das pessoas.
Para entendermos a Osteoporose precisamos compreender como acontece o remodelamento ósseo. Embora não se perceba, os ossos estão em constante atividade de remodelamento durante toda a vida, isto é, eles sempre estão se renovando. Nesse processo, um tipo de célula especializada tem o papel de retirar as células velhas do osso que podem ser aproveitadas pelo nosso corpo, inclusive o cálcio. Essas células, chamadas de osteoclastos, literalmente escavam os ossos internamente. Após isto, surge outro tipo de célula que vai preenchendo as áreas onde houve a perda de massa óssea e assim, os ossos se mantém sempre renovados. As células responsáveis pelo preenchimento interno dos ossos são denominadas de osteoblastos.
Com o processo de envelhecimento, essa dinâmica de remodelamento vai decaindo na produção dos osteoblastos, isto é, no preenchimento da massa óssea e por isto, os ossos se tornam porosos, fracos e consequentemente, quebradiços.

Para o sexo feminino ocorre um agravante, pois na menopausa há uma queda dos hormônios estrógenos que provoca uma perda óssea mais acelerada. A fase inicial da Osteoporose é chamada de Osteopenia e consiste de uma diminuição da massa óssea que não chega a ser são intensa como no caso da Osteoporose.
Os exames para o diagnóstico podem ser feitos pela análise dos marcadores bioquímicos de formação e reabsorção óssea e também pela Densitometria Óssea. Pode-se considerar como Osteoporose quando há uma perda de 25% de massa óssea comparada a um adulto jovem. Consultas médicas devem ser realizadas com o intuito de se realizar exames precocemente para poder detectar a doença antes dela causar algum dano.
A perda de massa óssea afeta o corpo de várias formas. A principal é a probabilidade de fraturas que podem ser graves quando afetam o osso do fêmur, comprometendo a capacidade de andar nesses indivíduos. Muitas vezes, ao contrário do que se pensa, o indivíduo não quebra o fêmur por que caiu, mas devido à fraqueza dos ossos, ele acaba caindo porque fraturou o fêmur andando normalmente ou ao descer algum degrau.
As vértebras da coluna também podem sofrer fraturas, o que compromete a postura da pessoa e causa dor. O dorso curvo, chamado de cifose torácica, é uma postura muito comum nesses casos. A pessoa tende a ficar arqueada pra frente e perde em estatura.
Figura: Osso normal e com Osteoporose e uma postura alterada pela doença.

As causas mais comuns da osteoporose são a dieta pobre com baixa ingestão de cálcio, o sedentarismo, hábito de não tomar sol, o alcoolismo, o tabagismo, a menopausa precoce sem reposição hormonal, dentre outros.
O tratamento inclui o uso de medicamentos e acompanhamento nutricional. A prática de atividades físicas regulares, assim como o hábito de tomar sol nos horários apropriados são de extrema importância como prevenção à perda de massa óssea. Exercícios com peso podem ser recomendados com o intuito de acelerar o remodelamento, mas apenas sob orientação profissional e com autorização médica. Para quem já tem osteoporose, deve-se evitar os exercícios que causem impacto.
A fisioterapia atua na diminuição da dor, no aumento da força muscular e da flexibilidade, além da melhora na postura, o que é de fundamental importância para esses indivíduos.


Sobre o autor: Sergio Fernando Zavarize é Fisioterapeuta nascido em Mogi Mirim e graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Fez Mestrado e Doutorado também pela PUC de Campinas.
Atua como fisioterapeuta e professor universitário. Tem 25 anos de experiência na área da Fisioterapia com ênfase em Postura Corporal, Reeducação Postural, Problemas de Coluna, Fisioterapia Esportiva, Ortopedia, Geriatria e Tratamento de Dores Crônicas.
É proprietário da clínica “Fisio Terapêutica Zavarize”, situada à Rua Padre José nº 396, no centro de Mogi Mirim. Fone (19) 3862-4180.






Nenhum comentário:

Postar um comentário