segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

GATO DE BOTAS

Diretamente das páginas dos contos de fadas para a mesa do aniversariante astuto e sapeca, um personagem muito ardiloso mas também muito fiel. 

MASSA 
3 xícaras (chá) de açúcar 
3 xícaras (chá) de farinha de trigo 
8 ovos 
2 xícaras (chá) de suco de laranja 
1 colher (sopa) de fermento em pó 
Bata as claras em ponto de neve dura, junte as gemas, sempre batendo, adicione o açúcar, o suco de laranja e retire da batedeira. Acrescente então a farinha peneirada com o fermento apenas misturando levemente. Asse em fôrma retangular de 40cm x 50em, untada e enfarinhada. Faça duas receitas. 

RECHEIO
l kg de ameixas-pretas secas sem caroços 
4 xícaras (chá) de açúcar 
2 copos de vinho licoroso 
Junte todos os ingredientes e leve-os ao fogo até ferver, formando uma geléia. Empregue frio. 

COBERTURA 
200g de margarina sem sal 
200g de gordura vegetal hidrogenada 
1/2 lata de leite condensado 
1 vidro pequeno de leite de. coco 
anilina amarela 
chocolate para colorir 

Bata todos os ingredientes até obter um glacê na consistência desejada. Tinja metade com a anilina amarela e o restante com chocolate em pó. 

MONTAGEM 

Abra os bolos ao meio e espalhe o recheio. Coloque-os lado a lado, conforme a ilustração, amplie o molde numa folha de papel vegetal e decalque-o sobre os bolos com a ponta de uma faca. Recorte as laterais, dando forma ao gato. 
Com o bico pitanga nº 30 e glacê amarelo, trabalhe a superfície superior e as laterais das partes que compõem a cabeça e o corpo do gato. 
Com o mesmo bico e glacê tingido de chocolate, pitangueie as botas e o capuz. 
Escureça com mais chocolate um pouco do glacê e, utilizando bicoperlê nº 4, reforce os contornos. Aplique um par de olhos de vidro, coloque uma cereja para formar a boca e outra simulando o pompom do gorro. 
Faça o focinho e as almofadas das patas com recortes de ameixa. Salpique chocolate granulado na parte superior do cano das botas. Faça os bigodes com fios de lã preta. 

DECORAÇÃO 

um par de olhos de vidro cerejas 
ameixas-pretas 
chocolate granulado 
fios de lã preta 


2 comentários:

  1. Adorei o seu bolo! Tanto a receita quanto o formato e decoração, uma graça! Você é muito caprichosa! http://mariamestrecuca.wordpress.com/ Abs, Maria Sônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria obrigada pela gentileza! Na verdade a artista/arteira, sempre foi minha mãe, que a vida toda trabalhou fazendo bolo, doces e salgados ....para garantir nossa familia...bjs e vou dar uma passadinha no seu blog!

      Excluir