domingo, 5 de janeiro de 2014

ESTAMOS SATURADOS DE TUDO!! menos de equilibrio...

Eu observo que, no mundo atual, além da linguagem verbal que está completamente saturada,  em todos os outros aspectos da vida há excesso de tudo!
Não há dúvida de que o mundo e as pessoas de hoje se caracterizam antes pelo excesso do que pela privação, antes pelo cheio do que pelo vazio, antes pela balburdia do que pelo silencio.
Eu tenho percebido que , por incrível que pareça, ficar em  silencio pode ser considerado uma transgressão. Apesar de que, hoje, o apelo ao silencio não deve ser praticado em nome de uma transgressão (efígie ela mesma barulhenta), mas sim, em nome de uma economia mental mais equilibrada.
Fale-se demais, há excesso de ruído, de som, de informação e até mesmo de sentido. E isso causa uma fragmentação da percepção e ai vai-se deteriorando a concentração necessária para a realização de certa potencias humanas elevadas (como escutar uma sinfonia ou ler um livro).
E tem também o problema de que o excesso de estímulos produz uma lógica do vício, pois temos a necessidade de cada vez mais de estímulos aos nossos aparelhos sensoriais, e isso produz uma espécie de embrutecimento e ansiedade (as pessoas estão viciadas em emissões de SMSs ou posts nas redes sociais, tanto quando um sujeito pode ser viciado em drogas).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário