segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

essa tal felicidade - PARTE 2

essa tal felicidade - PARTE 2

shanti shanti ommmmm
Bom, conforme combinamos, depois de introduzir este assunto , A FELICIDADE, e começarmos falando sobre SUKHA, a felicidade passageira, efêmera e sujeita às circunstancias e pessoas ao redor, vamos avançar um pouco para um nível mais consistente e profundo da FELICIDA = SANTOSHA.

Alias, este é um termo do qual sempre ressalto e friso durante as nossas aulas, seja no começo seja no final. Santosha - contentamento - é uma atitude indispensável e indissociável do praticante de yoga, seja ele(a) iniciante, principiante ou de maturidade e avançado.

Primeiro, porque SANTOSHA é um dos meios mais simples e eficazes de se livrar das frustrações, decepções e desilusões . Afinal, se você exercita santosha, você estará exercitando uma atitude de contentamento, seja em relação áquilo que aconteceu e te frustrou, ou em relação áquela pessoa que te magoou .... Você ficará satisfeito com o que você tem, como você é, sem precisar ficar comprando coisas para compensar, nem comendo para compensar, nem se fazendo passar por um tipo de pessoa que não é só pra agradar e ser aceito pelos outros...

Para isso é preciso mudar nossos padrões mentais. Nós que ficamos o tempo todo comparando nossas habilidades com as dos outros, comparando nosso corpo com o dos outros, comparando nossa memória, ou nossa inteligência com a dos outros, ou o que é pior, comparando nosso ''sucesso'' com o dos outros, como se sucesso fosse uma forma única e padrão para todos de uma sociedade !!!

E ainda, uma atitude Santosha faz com que você páre de esperar da Vida aquilo que ela não lhe trará, aquilo que não lhe diz respeito, esperando algo que não te pertence e nem vai te pertencer.... Saindo da posição de paciente, vítima e expectador(a) e se sentindo feliz e satisfeito com o que a Vida já vem lhe dando e proporcionando.... Tendo um atitude de gratidão e reconhecimento..... Aquilo que pra você pode parecer pouco : "ah, eu passei minhas férias na praia enquanto minhas amigas foram para uma estação de esqui"..... pode ser muito para quem sequer conhece o mar, ainda....

Aqui, a tal Felicidade fica muito mais próxima, pois você não se afeta nem se abala pelas coisas, pessoas ou situações : estou SANTOSHA em todas elas. Gosto de lembrar das palavras do apostolo São Paulo quando escreve no final de sua vida :"aprendi a ser feliz com pouco e com muito; na pobreza ou na riqueza; quando sou humilhado ou quando sou exaltado; aprendi a ser feliz quando sozinho ou quando rodeado de amigos"......   Eh isso ! precisa dizer mais ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário