domingo, 19 de janeiro de 2014

ARQUETIPO 13 - CONFIANÇA NA ORIENTAÇÃO INTERIOR: NO REIKI E NO EU SUPERIOR

Repita esta afirmação ao longo da semana: Serei cortês e respeitoso comigo mesmo e com os outros. Manter-me-ei aberto à mudança e ao crescimento. 

Hawayo Takata foi a primeira mulher a se tornar mestra de Reiki quando, seguindo sua orientação interior, com fé e confiança, viajou para Tóquio em busca da cura. Suas formas de ensinar e de tratar com Reiki eram muito variadas. Ela ensinava que a diversidade deve ser valorizada. Embora todos sejamos diferentes, podemos aprender a confiar. Sem uma confiança básica, tudo está perdido. 

Neste arquétipo, temos os dois pólos da confiança e do cinismo. Quando confiamos no Universo, confiamos também nos nossos eus, especialmente no nosso Eu Superior. Confiar significa ter fé, ter confiança em que os eventos da nossa vida têm sentido e, geralmente, contribuem "para o melhor".  O "melhor" pode ser o propósito maior da nossa alma, e não a necessidade do nosso ego. Não precisamos nos tomar cínicos para viver com equilíbrio. 

O contrário da confiança é o cinismo. Em geral, o cínico é uma pessoa amarga, zangada, controladora. Ele acredita que todo mundo é movido pelo mais puro egoísmo, não havendo de fato Poder Superior cujo amor nos motive. Confiar é abandonar o controle, e o cínico não consegue fazer isso, pois acredita que ficaria entregue a um mundo insensível e cruel. 
Conquanto seja verdade que a maioria das idéias precisa ser cuidadosamente  examinada para ter seu mérito avaliado, não devemos ir ao extremo da desconfiança. Não precisamos nos tornar cínicos, mas temos de avaliar objetivamente algumas coisas e algumas pessoas. Se desconfiamos sistematicamente, não honramos nem respeitamos nada nem ninguém, e com freqüência desprezamos os outros por motivos insignificantes. Podemos aprender a viver em harmonia tanto com o exame cauteloso quanto com a confiança no nosso coração. 

SE TIRAR ESSA CARTA numa leitura, é possível que lhe tenha sido necessário transformar uma tragédia pessoal numa situação de cura. Você é capaz de confiar em todas as tradições, de respeitá-las e honrá-las, mesmo que divirjam da sua. 

Se a carta estiver na POSiÇÃO CORRETA, Você está trabalhando bem a ideia de confiar na sua orientação interior. Além disso, você está aprendendo a confiar no Reiki Arquetípico. 

Se a carta estiver INVERTIDA, você pode estar expressando, sem justificativa, uma desconfiança interior em si mesmo e no Universo. Examine os seus motivos. . 

REFLITA Sobre o modo como você se expressa. Peça a um amigo próximo ou de confiança que lhe faça uma avaliação de suas formas de comunicação. Pergunte se as pessoas o consideram alguém de confiança. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário