domingo, 19 de janeiro de 2014

ESSA TAL FELICIDADE (PARTE 1)

Imagem de yvan sinicoMensagem postada pelo Prof. Yvan  INSTITUTO ALQHIMIA

SHANTI SHANTI SHANTI

Será que tem alguém que busca, na pratica de yoga, um caminho para encontrar a felicidade ?? Alguns já disseram que a felicidade não é um fim mas o proprio caminho para sua busca..... Outros dizem que não há essa tal felicidade, apenas momentos alegres e felizes..... Bem, será que com a prática de yoga (entenda aqui prática de YOGA muito mais e muito além daqueles exercicios que sao feitos 1 ou 2 x por semana em aula) conseguimos nos tornar felizes e nos encontrarmos com a felicidade ??

Em sanscrito, a lingua original do yoga, existem 4 palavras para designar fases ou momentos da felicidade. Quero começar pela 1a que é SUKHA.  Esta palavra traz em si o conceito de ''gozo'', conforto, prazer, bem-estar. Ou seja, é aquela fase simples e rasa da felicidade que nos advém de algo que aconteceu de bom, gostoso, agradável, e prazeroso. Sukha é o tipo de felicidade que sentimos quando tudo vai bem, ou quando tudo vai dando certo, ou quando as coisas acontecem como queríamos, ou quando as pessoas correspondem às nossas expectativas e nossos anseios...

Esse tipo de ''felicidade'' rasa e superficial, que a maioria das pessoas vive e busca, é o tipo que traz mais frustrações e decepções do que felicidade, de fato. Pois afinal, que felicidade pode depender das coisas ao redor, das circunstancias, dos roteiros de agenda, das outras pessoas ??? Só um tipo de felicidade instável, fugaz, que se perde num piscar de olhos.....

Assim, SUKHA é o tipo de felicidade ordinária, que tem seu oposto DUKHA, sofrimento/angustia, muito mais presente na vida das pessoas que vivem em busca de alguém que as façam felizes, de coisas, bens, poder, status que as façam felizes. Essa dobradinha anda de mãos dadas os tempo todo : gosto x detesto;  quero x não quero;  muito rápido x muito lento;  muito $ x pouco $; solitário x festeiro; calado x falante; famoso x ilustre desconhecida, etc, etc, etc.

Portanto, nessa caminhda pela felicidade, ou neste caminho da felicidade, se voce percebe que se encontra nessa primeira fase rasa da felicidade, SUKHA, pelo menos tente desvencilhar-se da dependencia de outras, outros, coisas ou pessoas e estar apenas no seu momento presente, como seu melhor momento; como seu momento feliz......     (continua)
Postado por Yvan_Yoga ( Instituto Alqhimia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário