Ingredientes:
250 g de arroz
1/2 litro de leite
1 colher (café) de baunilha
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal
250 g de damascos secos ou 1 kg de damascos frescos
1/2 xícara (chá) de manteiga
4 gemas
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 pote grande de geleia de damascos
3 colheres (sopa) de rum
1) Lave o arroz na água quente. Cubra com 2 vezes o seu volume de água fervente e leve ao fogo, deixando ferver por 3 minutos. Escorra. A parte, ferva o leite com a baunilha e despeje sobre o arroz. Junte 1 xícara (chá) de açúcar, o sal, tampe e deixe cozinhar em fogo bem baixo.
2) Coloque os damascos de molho em água fria por 1 noite. Escorra. Leve ao fogo o restante do açúcar; junte 1 xícara (chá) de água e faça ferver sem mexer por 10 minutos. Junte os damascos, deixando ferver até que estufem e fiquem transparentes e macios, não oferecendo resistência ao serem penetrados por um garfo. Deixe esfriar; escorra; reserve a calda.
3) Reserve 1 colher (sopa) de manteiga para untar a fôrma. Junte ao arroz o resto da manteiga e as gemas batidas com o creme de leite. Unte uma fôrma para pudim com manteiga e polvilhe o açúcar; despeje o arroz doce bem misturado às gemas e creme de leite, e deixe esfriar durante algumas horas para que tome forma.
4) Acrescente à geleia de damasco 4 colheres (sopa) da calda de fervura dos damascos e o rum de forma a obter um molho espesso. Desenforme o arroz num prato fundo, decore com os damascos e cubra tudo com o molho de geleia. Sirva frio.
- Preparo: 30 minutos
- Cozimento: 1 hora
- Rendimento: 8 a 10 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário