domingo, 19 de maio de 2013

ARQUETIPO 19 – A ARVORE SAGRADA; DEVOÇÃO AO SAGRADO.


alunas : Leoneth e Elaine

A arvore sagrada dá vida ao mundo. Medite e reflita sobre a sua relação com as arvores ao seu redor. Lembrem-se as arvores simbolizam os seres humanos.

A arvore – alimentadora, protetora, acolhedora e sustentadora – simboliza a energia feminina, ou yin. Arvores com pares de grandes galhos entrelaçados representam os pares de opostos, yin e yang. Com seus ramos elevando-se aos céus e nutrindo-se do sol e as raízes enterradas na terra, a arvore sagrada forma uma ponte entre o reino celestial de Deus e o reino terreno dos seres humanos. Com seus muitos ramos, a arvore representa a diversidade na unidade. A arvore é, basicamente, um símbolo do Grande Despertar.
Os santuários xintoístas japoneses são cercados de pequenos bosques. Às vezes uma arvore em particular ou uma pedra é escolhida no meio da floresta e preces são feitas para as divindades se aproximarem delas e façam ai sua morada. Um ramo pode ser usado como oferenda durante uma cerimônia espiritual, uma vez que a ramificação da arvore representa a materialização da vida dinâmica.
Na iniciação com o Reiki Arquetipico, a arvore simboliza a diferenciação no plano da terra e o espírito imortal da humanidade.
Este arquetipico compreende os dois pólos opostos da reverencia e da profanação. Reverenciar alguma coisa significa considera-la com devoção e temor. Se reverenciarmos excessivamente objetos comuns, esquecemos a nossa fonte. Por isso, não podemos viver nessa extremidade do continuum durante muito tempo.
Por outro lado, não devemos ser blasfemos ou sacrílegos. Se vivermos nessa extremidade tornamo-nos demasiadamente mundanos e desinteressados das coisas sagradas, Devemos deslocar-nos para o meio em nossas atividades diárias.
Se tirar essa carta, voce deve meditar e refletir sobre as arvores que o cercam.

Exercício: Vá ate uma arvore próxima. Sente-se á sua sombra e entre em sintonia com a energia e sabedoria dessa arvore. Ouça atentamente a voz da arvore, que pode coincidir com a sua voz interior. Ouça também a voz de um ser humano que lhe seja próximo.
AFIRME: “Ao alinhar minha energia humana com a energia da arvore, que eu percorra o caminho da beleza sobre a Terra e aumente o respeito pelo ambiente”.

MEDITAÇÃO DA ARVORE SAGRADA

  • Você esta embrenhada na floresta. Sombras se projetam entre as arvores e os arbustos.
  • Você segue por um caminho que encontrou ao acaso. Não é uma estrada principal, mas uma trilha que leva para o mundo das arvores e dos animais silvestres.
  • Enquanto segue seu caminho, você sente um tipo diferente de energia. Depois de alguns instantes, você toma consciência de que essas sensações provem das arvores ao seu redor. Você para por um momento e se senta sobre um tronco caído, ouvindo. A própria arvore pode ser o oráculo.
  • Ao entrar em sintonia com a energia que o envolve você se dá conta que a força de uma arvore em particular chama a sua atenção, e você volta seus olhos para ela. Você vai ate a arvore, abraça-a e ouve-lhe a pulsação. Não há duvida; o que você sente é o coração da arvore batendo e o seu próprio coração ressoando com essa energia pulsante. Enquanto fica ali, em sintonia total, você percebe que seus pés parecem profundamente plantados na terra. É como se você tivesse desenvolvido raízes, e essas absorvem os nutrientes da terra. Você procura a água vivificadora nas profundezas do solo. Você criou raízes e não quer se mexer. Olhando ao seu redor, você tem a impressão de ter desenvolvido muitos braços. Você olha para eles e eles parecem mais grossos nos locais onde estão conectados com o seu corpo e mais finos onde se transformam em pequenos ramos que sustentam suas... folhas! Você se transformou numa arvore!
  • Você esta maravilhado com essa transformação. Durante muitos anos você fica alegremente absorvendo alimento, água, luz e amor do seu ambiente. Então, um belo dia, você percebe que voltou a assumir a forma humana, e sabe que, depois de ter vivido como arvore durante muitos anos, nunca mais será indiferente ás arvores.
  • Expresse seus agradecimentos por essa experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário