quarta-feira, 29 de maio de 2013

AGRADEÇA A TODOS QUE PASSAM PELA SUA VIDA!

Muito já foi falado e escrito sobre este assunto, mas como a repetição é a mãe da aprendizagem, hoje relendo sobre o mito de Gilgamesh fiquei refletindo em como as pessoas que passam pelas nossas vidas são importantes e todas tem a sua função.
Muitas vezes ficamos desolados com relacionamentos onde temos sempre a impressão de estarmos levando a pior. São relacionamentos com pessoas que nunca nos apoiam numa situação difícil, que sempre pedem nossa ajuda em situações difíceis e ainda, costumam nos colocar em situações muito difíceis.  Mas saibam que são justamente essas pessoas, que eu prefiro chamar de DESAFIADORA ao invés de difíceis, que nos fazem realmente bem, á medida que nos fazem crescer, que nos moldam, que nos tiram da nossa zona de conforto e, consequentemente, que nos mostram o quanto somos fortes. 
Na verdade essas pessoas merecem ,sobretudo, nossos mais profundos agradecimentos, pois só através delas aprendemos a nos amar. 

Imagine se Enkidu - cheio de más intenções -  não passasse pela vida de Gilgamesh ? 



O MITO DE GILGAMESH
Os mitos da antiga Babilônia são os mais antigos de que se tem conhecimento, datando do terceiro milenio antes de Cristo.
A Epopéia de Gigamesh fala de um poderoso rei da cidade de Uruk que tinha este nome. Este rei tinha sido um governante empreendedor e competente, mas tinha se tornado violador de mulheres e explorador de homens. A população, alarmada, clamou aos deuses por uma solução. Os deuses decidem criar como que uma contrapartida de Gilgamesh, um ser gigantesco e semisselvagem que recebeu o nome de Enkidu. Gilgamesh, ao saber da existência deste ser, fica inquieto e desejoso de enfrentá-lo. Manda então que uma cortesã vá ter com ele e o atraia á cidade de Uruk. A cortesã é bem sucedida, tomando contato com Enkidu, ensinando-lhe alguns hábitos citadinos e esgotando-o por uma intensa atividade sexual. Quando Enkidu chega á cidade de Uruk é vencido por Gilgamesh, mas os dois se tornam rapidamente amigos. Inicia-se, então, um período de aventuras a dois, o que torna bem sucedido o planos dos deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário