quinta-feira, 9 de maio de 2013

5º PRINCIPIO DO REIKI



5. Só por hoje, eu mostrarei amor e respeito por todo ser vivente.


Quinto e último, mas não menos importante,  princípio do Reiki.
Eu refleti sobre a  palavra respeito e me prendi em um de seus sinônimos  : a palavra HONRA...(e não esquecer que em algumas versões o quinto princípio do Reiki foi traduzido como ...HONRE TODO SER VIVO...)
E pesquisando a palavra honra no dicionário e encontrei...
1. integridade pessoal, submissão para princípios morais;
2. fama ou glória
3. grande respeito ou estima
4. grau alto ou nobre
5. um privilégio ou prazer, aqui honra é o servir....
6. a castidade de uma mulher
7. faça a honra servindo como anfitrião;
8. honra, como obrigação moral
9. em honra de, por respeito a ;
10.uma única honra da pessoa, no penhor da sua palavra      da pessoa ou no seu nome;
11.  ter respeito
12.  mostrar comportamento cortês para;
13.  conferir uma distinção em;
14.  aceitar e pagar quando devido, como num cheque:
15.  se curvar ou mesura, como no dançar com um parceiro
16.  títulos de certos juizes.

Honradez é mais que  viver e deixar viver, um pouco mais que respeito, Contém um pouco de sentimento de tudo que o dicionário diz. Eu posso não saber o que é exatamente, mas : EU SEI O QUE NÃO É.
Não é nenhum acordo ou atitude passiva, de resignação diante de todas as ações e reações das pessoas. Nós não temos que concordar com as decisões que as pessoas tomam, ou como elas fazem as coisas. Nós  temos apenas que honrar os caminhos de todos  . Temos que assumir  uma postura de respeito por todo ser vivente e suas várias opções de vida. Temos apenas que honrá-las........
É  o caminho delas!!!!! E elas têm que passar por ele e ..todo caminho é bom ...desde que haja coração... como diz nossa parceira de jornada Elaine Vieira  do www.ecologiainterior.com.br (não deixem de visitar)

Eu imagino, que na história de  Mikao  Usui, como ele decidiu honrar seu próprio caminho, assim como o de todos. Ele se honra escolhendo fazer o trabalho certo para si. Ele honrou os mendigos deixando-os caminhar no seu próprio caminho, sem julgamento ou interferência.

Como estudante,  honro a experiência dos meus professores. Eu sei que se meus mestres não tivessem escolhido honrar sua verdade interna e não tivessem seguido seu caminho com integridade, eu não estaria digitando esta página hoje. Eu não estaria aqui. Eu sei que se Usui e outros mestres que tive durante minha caminhada espiritual não tivessem escolhido honrar suas indagações e, se cada um não tivesse  brilhado sua luz particular, meus Mestres não teriam achado o modo deles,  não poderiam ter  brilhado sua luz para  ajudar-me a achar a minha luz.
Eu também honro a experiência de cada estudante que vem a mim. Também eles são meus professores, cada um a seu próprio modo.
Eu honro todos os meus professores....

Rosana / Yvan - Reikianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário