sábado, 25 de maio de 2013

O BOM É SER CHATO E É CHATO SER BOM !

Cazuza com toda sua sabedoria e poesia escreveu uma música com o título de “Não há perdão para o chato”. Cazuza tinha razão, e são tantos os chatos e tantas as  formas de ser chato que a chatice se viralizou, isto é, espalhou como um vírus. Agora o padrão é ser chato e a exceção é ser agradável .

Há os amigos chatos, que são aqueles chatos que você gosta pois ficar sem eles é mais chato ainda.
Os chatos também não gostam de chatice. E são os que mais cortam o barato dos outros chatos, até porque o bonzinho nunca ousa discutir com o chato.

O chato sempre fala gritando, parece acreditar que suas idéias, suas vontades e suas necessidades são únicos no mundo e todas as outras pessoas existem apenas para servi-los ou, na pior das hipóteses, para atrapalhar sua vida.

Há os chatos inesperados. Você está tranquilo, naqueles momentos de "descanso de tela" e aí ele surta e te agride do nada,  e você,  todo cheio de educação e politicamente correto, só fica tentando administrar a situação. Fica tentando salvar seu ego enquanto alisa o mesmo do chato.  

Há os chatos que te conhece, mas você não os conhece. E quando os conhece se arrepende de te-los conhecido. Sabe aquele sujeito que chega para você e jura que te conhece de longa data, começa a contar história que você nunca viveu, fala dos filhos que ele teve nesse tempo que vocês não se viram, pergunta dos seus, da sua família, da dele...E só depois de discursar por trinta minutos ele se convence que realmente vocês não se conhecem e que ele estava enganado.


Enfim os chatos dominaram o mundo e só não exterminaram os bonzinhos por egoísmo. Afinal u, chato precisa de, no minimo, uns cinco bonzinhos pra sustenta-lo.

Comecei citando Cazuza e finalizo com Osvaldo Montenegro que num minuto de extrema inspiração criou uma musica onde, de forma genial,  discorre sobre o chato....
O CHATO - OSVALDO MONTENEGRO

Ah, todo chato é bonzinho 

nunca nos faz nenhum mal 
ah, todo chato é calminho 
como se faltasse sal 
Ah, todo chato te conta 
aonde passou o Natal 
E sempre te da um dica 
de onde ir no carnaval 
Ah, todo chato cutuca 
pra você prestar atenção 
chama cabeça de cuca 
e arranha um violão 
diz que inventou uma música 
e toca as seiscentas que fez 
e quando você abre a boca e boceja 
ele toca tudinho outra vez 
Ah, todo chato é gosmento 
e não há como evitar 
eu sou um chato e meu Deus não me agüento 
só me tacando no mar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário