sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

BOUILLABAISSE

A sopa de peixe é um prato que não conhece fronteiras, pois não existe porto ou cidade do litoral que não possua a sua própria versão. Algumas dessas receitas se fizeram famosas como a "boullabaisse" de Marselha, que é um dos pratos mais importantes da cozinha francesa.

2 Kg de peixes variados
1 lagosta 
2 cebolas
6 dentes de alho
1 colher de sopa de salsa picada
 louro
erva doce
200 gramas de tomates 
açafrão
1 1/2 copo de óleo 
75 g de manteiga ou margarina 
fatias de pão torrados
sal
pimenta do reino
Para o sucesso desta "bouillabaisse" é preciso usar, pelo menos , 6 qualidades diferentes de peixes.
Aqueça 3/4 de copo de óleo e deixe dourar as cebolas bem picadas, junto com 1 raminho de erva-doce, 1 folha de louro, o alho e a salsa picada. A seguir, adicione os tomates, sem pele nem sementes, e deixe esse molho cozinhar lentamente em fogo brando. 
Retire a panela do fogo e acrescente a lagosta já limpa e cortada em 4 partes. 
Limpe os peixes e corte em pedaços.
Junte-os á panela da lagosta , primeiro os peixes de carne mais firme e por ultimo os mais tenros. 

Torne a levar a panela ao fogo e junte água o suficiente para cobrir todo o peixe. 
Quanto a água ferver, adicione o óleo restante, sal, 1 pitada de açafrão e pimenta a gosto. Deixe ferver em fogo forte por mais 15 minutos, e , por ultimo, acrescente a manteiga ou margarina, previamente dissolvida. . Retire peixe e lagosta e peixe da panela e coloque-os  numa travessa. A parte, arrume as fatias de pão numa sopeira e despeje por vima o molho em que cozinharam os peixes, previamente coado. Sirva bem quente e decore a travessa de peixe com a salsa picada. 
Esta sopa deve ser servida em duas tigelas , ou seja, uma com os peixes e outra com o pão torrado e o caldo de peixe coado. 
Esta "bouillabaisse" também deve ser acompanhada do tradicional "roulle" (ferrugem) que é um molho feito com ovo, alho, pimentão vermelho e caldo de peixe.

Nota :  A quantidade de alho e cebola, bem como de salsa, louro, erva-doce, açafrão, sal e pimenta poderá ser aumentada ou diminuída a gosto.
Esta receita é servida em um famoso restaurante de uma cidadezinha do litoral, perto de Nice. Só que para prepara-la  além dos  mesmos ingredientes da receita do "bouillabaisse"  anterior , acrescente 1 frango de leite e algumas folhas de manjericão.
Para fazer esta sopa singular limpe e refogue bem o frango, e a seguir proceda como na receita anterior. 
Sirva bem quente e acompanhe também com o tradicional molho "roulle" (ferrugem)
Nota : Quanto maior for a variedade dos peixes usados pra esta sopa , mais saborosa e nutritiva ela fica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário