sábado, 21 de dezembro de 2013

DORMINDO BEM!


Prof.. Sergio Fernando Zavarize
Graças a cortesia do Fisioterapeuta Prof. Sergio Zavarize darei  início a uma seqüência de temas  falando sobre Fisioterapia e Saúde, pois, cada vez mais, a sociedade exige sucesso de nós indivíduos, e muitas vezes há uma sobrecarga tensional que se instala sobre o nosso corpo. E é aí que começam a aparecer alguns sinais de resposta a todo este excesso de carga (eu e meus colegas escreventes técnico, somos prova disso!)
E, através de uma conversa muito esclarecedora com o prof. Sergio, descobri o quanto é amplo o campo de atuação do Fisioterapeuta, pois sua atuação pode (e deve!) começar na  área da fisioterapia preventiva, posteriormente e apenas se  necessário, passa-se pela fisioterapia terapêutica e finalmente, atuando  na manutenção do quadro após a reabilitação
Zavarize ainda me mostrou que  em cada família existe ao menos uma pessoa que algum dia fez ou está necessitando de tratamento fisioterápico atualmente.
Bem, fiquei muito interessada no assunto e vou compartilhar com meus colegas e amigos, pois como tudo na vida, a área de prevenção é sempre a mais saudável! E é  importante que seja do conhecimento de todos nós.

Dormindo bem!
Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo, portanto, a média de tempo que se dorme é de aproximadamente 8 horas por noite. Mas cada pessoa tem seu próprio ritmo biológico. Algumas necessitam dormir 9 a 10 horas por noite. Outras dormem menos de 5 ou 6 horas. Em pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou-se que 40% da população mundial apresenta algum tipo de distúrbio do sono.
O organismo das pessoas idosas, por exemplo, necessita de menos horas de sono por noite do que adolescentes em fase de crescimento. De qualquer forma, o sono pode ser considerado suficiente quando se acorda com disposição e sentindo-se descansado para poder enfrentar o dia que se inicia. Deve-se frisar que o sono durante o dia é diferente do sono noturno e não tem os mesmos benefícios.
Dores pelo corpo, na coluna ou na cabeça, além de olhos pesados, fadiga e falta de concentração, podem ser sinais de que o sono não foi suficiente. Realmente a falta de sono ou uma má qualidade do mesmo, pode causar diversas alterações para a saúde física e psicológica.
Se o nosso sono não é bom, isso acaba afetando a saúde e a qualidade de vida. Diversas pesquisas científicas têm demonstrado que noites mal dormidas podem trazer vários problemas ao nosso corpo.

Do ponto de vista psicológico, quando o sono não é suficiente, ocorrem alterações do humor, irritabilidade, lentidão para a realização de tarefas, perda da concentração, alterações de memória e queda do desempenho intelectual  raciocínio). Em alguns casos o indivíduo pode ficar mais propenso à depressão. É claro que estas alterações dependem muito da real situação de cada um, do tempo de sono dormido por noite e de suas condições gerais de saúde.
Em relação ao corpo, é comum para o indivíduo que dorme mal, apresentar dores de cabeça com frequência, fadiga, dores nas costas e nos membros, aumento da tensão dos músculos, dentre outras situações.
Os sintomas relacionados às doenças que a pessoa já tem, podem estar aumentados no indivíduo que dorme pouco. Por exemplo, se a pessoa tem fibromialgia, as dores tendem a aumentar em intensidade e frequência. As dores na coluna também são mais fortes e duradouras. As articulações com artrose sofrem da mesma forma, em consequência de uma noite mal dormida.
Mas o que é importante para assegurarmos uma boa noite de sono? Existem várias dicas bacanas e fáceis de colocar em ação. Por exemplo, procure ir para a cama sempre no mesmo horário, para que o organismo se habitue. Não se alimente de comidas pesadas e gordurosas pelo menos três a quatro horas antes de se deitar. Tome chás relaxantes como o de camomila e capim cidreira. Tome banhos mornos antes de se deitar. Não faça exercícios físicos extenuantes à noite. Faça relaxamento ou meditação por cerca de 15 minutos ao ir para a cama, inspirando (puxando o ar) profunda e vagarosamente pelo nariz e expirando (soltando o ar) calmamente pela boca. Alongue-se.
Algumas vezes, o sono é interrompido durante a noite quando surge algum tipo de dor, como na coluna por exemplo. Para que isso não ocorra é importante adotarmos posturas corretas para dormir e ter colchões e travesseiros adequados.
O colchão deve estar adequado ao peso da pessoa e é importante que seja firme, porém, não muito duro. Os colchões de espuma são os mais baratos e possuem sua densidade adequada para o peso e sua duração é de aproximadamente 5 anos. Os colchões de mola apresentam vários modelos. Recomendo aqueles mais firmes e que acompanhem as curvaturas anatômicas do corpo. Os de mola ensacada são melhores e sua duração depende da marca, podendo ser de 5 a 10 anos. Existem ainda outros tipos de colchão, como por exemplo, os magnéticos desenvolvidos pelos japoneses. É importante que ao decidir trocar de colchão a pessoa procure um fisioterapeuta ou um ortopedista para buscar orientações adequadas quanto ao seu uso.
Para o travesseiro, deve-se considerar a posição em que se dorme. Os especialistas apontam que a melhor posição para se dormir é a de lado e, portanto, o travesseiro deve ter a altura do ombro, isto é, do colchão até a cabeça. Mas se a pessoa dorme com a barriga para cima, ela deve usar travesseiros bem baixos e se fica na posição de bruços, deve eliminar o uso do travesseiro.
Da mesma forma que o colchão, o travesseiro deve ser firme. Os de látex são bons, pois não retém muito o calor.
Mas qual a melhor posição para se dormir? Atualmente segundo o Grupo de Dor da USP, a melhor posição para dormir é a posição de lado, com os dois joelhos dobrados. Deve-se ainda colocar um travesseiro longo, de cerca de um metro e quarenta centímetros, que fique entre os joelhos e os braços ao mesmo tempo. Segundo especialistas, nesta posição a pessoa dorme melhor, se movimenta menos durante a noite e consequentemente, acorda sem dor. Se não tiver o travesseiro longo, pode-se usar dois travesseiros menores.
Um bom sono pode ajudar a melhorar a qualidade de vida. Fique atento à postura e ao colchão, e bons sonhos...


















Sobre o autor: Sergio Fernando Zavarize é Fisioterapeuta nascido em Mogi Mirim e graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Fez Mestrado e Doutorado também pela PUC de Campinas.
Atua como fisioterapeuta e professor universitário. Tem 25 anos de experiência na área da Fisioterapia com ênfase em Postura Corporal, Reeducação Postural, Problemas de Coluna, Fisioterapia Esportiva, Ortopedia, Geriatria e Tratamento de Dores Crônicas.
É proprietário da clínica “Fisio Terapêutica Zavarize”, situada à Rua Padre José nº 396, no centro de Mogi Mirim. Fone (19) 3862-4180.


Um comentário:

  1. Muito bom seu blog Rosana, parabéns, recomendo o seu blog e também recomendo um site excelente que ajudo muitas pessoas que tenho contato, sobre o Travesseiro Magnético Anatômico http://travesseiro-nasa-magnetico.com.br

    ResponderExcluir