quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PERU RECHEADO Á FRANCESA

Ceia de Natal com peru é tudo de bom! E se for á francesa, melhor ainda!

1 peru de 3 kg mais ou menos
1/2 kg. de castanhas
300 g de linguiça
300 g de lombo de porco
vinho branco
100 g de manteiga ou margarina
noz moscada ralada
óleo
pimenta do-reino
sal.

Limpe bem o peru. Corte o osso do pescoço deixando, porém, a pele que o reveste. Corte também os pés até a altura da rótula. Lave bem o peru por dentro e por fora e enxugue-o. .Prepare o recheio: dê um talho transversal  na casca de cada castanha. Asse-as  em forno quente e descasque- as. Reserve algumas para enfeitar. 
Passe o lombo de porco na máquina de moer e reserve. Escalde a linguiça na água fervente e escorra. Tire a pele, corte em pedacinhos e junte-a ao lombo moído.
Acrescente as castanhas inteiras, 1 pitada de noz-moscada, sal e pimenta.do reino. Amasse bem com as mãos e recheie o peru com essa mistura. 
Dobre para trás a pele do pescoço do peru e costure-a nas costas. Costure também a extremidade oposta, de manira a  evitar que o recheio saia. 
Amarre entre si, com um barbante, as coxas e asas do peru. Coloque-o numa assadeira untada e espalhe sobre ele toda a manteiga ou margarina amassada com um garfo. Regue com um  pouco de óleo e polvilhe com sal. Leve ao forno moderado por 2 horas. Deixe que o peru doure de todos os lados e borrife com vinho branco. 
Vire o peru de vez em quando e regue-o  com molho próprio quente que se formar na assadeira. Acrescente as castanhas reservadas. Se quiser, na véspera deixe o peru de molho numa vinha-d'alhos feita com vinho branco seco, vinagre, louro, alho socado, sal, pimenta-da-reino. 
Nota: Além das castanhas, poderá usar também cerejas em calda para decorar este peru recheado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário