sábado, 28 de dezembro de 2013

USE E ... ABUSE DAS SOBRAS


Muitos pratos deliciosos podem ir feitos com sobras de alimentos. , Principalmente nesta época de festas: qual a casa em que não há m resto de carnes, verduras, frutas e  bolo? É possível conservar essas sobras no refrigerador e servi-las novamente em pratos variados, que serão tão convidativos quanto os que foram preparados originalmente. Por exemplo: uma costeleta de por:co que se guarda já representa uma pequena economia que se vai tornando sempre mais considerável quando se aproveitam também, tomates, ervilhas ou qualquer outro alimento que tenha sobrado. A costeleta  pode ser passada pela máquina de moer ou centrifuga, com outros pedaços de carne, e usada para rechear pimentões ou fazer sanduíches. Os tomates que sobraram de uma salada podem servir para enfeite de outro prato. As ervilhas aproveitadas em inúmeros outros.
Estas são algumas possibilidades. Segue mais uma série de sugestões .para o uso dessas sobras  numa variedade de pratos gostosos e, claro, sua imaginação e bom gosto lhe ajudarão a criar novas versões.
Veja: sobras de cenouras podem ser aproveitadas numa torta de carne - adicionadas a uma sopa de verduras - complementando um purê de ervilhas - ou ainda numa salada de verduras.
Restos de batata-doce podem ser utilizados num ensopado com batatinhas - assados com maçãs - como ingrediente principal de deliciosos bolinhos.
Aspargos se aproveitam em sopa de verduras - em salada de ovos recheados - num creme servido sobre torradas.
Sobras de repolho podem ser adicionadas a sopa de verduras - a cremes - a saladas.
Com restos de vagens se completa um prato de legumes à milanesa - se enriquece uma salada ou ainda uma sopa de verduras. Sobras de tomates em rodelas servem como enfeite nos mais diversos pratos. Também podem ser aproveitadas num caldo - num ensopado - num molho com pimentões e demais temperos.
tomates cozidos vão bem num soufflé - complementando os mais diversos recheios para sanduíches - com ovos mexidos - com macarrão de forno - em môlho para nhoques, almôndegas, torta de carne - adicionados a bolinhos de carne.
Os restos de batatinhas têm inúmeras aplicações: saladas - cremes - feitas purê para rechear ou cobrir tortas -  bolinhos - douradas na manteiga ou margarina.
Espinafres podem resultar num delicioso purê - num soufflé com presunto - num componente para sopa de verduras.
Com o feijão se preparam suculentas sopas - saladas - ou ainda para recheio de pimentões cozidos.
~ se usa o feijão para recheio de pimentões cozidos. 

Sobras de arroz servem para bolinhos - bolinhos de carne - como recheio de qualquer legume cozido (pimentão, repôlho, abobrinha, etc.) . a tradicional canja. 

Restos de presunto podem ser cortados em fatias grossas que serão fritas ou assadas - transformados em apetitosos croquetes. 

Peixe pode ser usado num soufflé -. numa salada com salsão e azeitonas -  . em croquetes . preparado à milanesa. 

Sobras de carne de porco fazem pratos de agrado certo. Por exemplo: cortadas e assadas com môlho de cebolas - adicionadas a repolho cozido • simplesmente cortadas em fatias para recheio de sanduíches. 

Com carne de cabrito se preparam croquetes • ensopados . ou ainda, moendo-se a carne  várias vezes, 
um creme que se usa sobre torradas. 

Com restos de frango, além de deliciosa canja, é possível fazer: cremes - saladas das mais diversas - surpresa de tomates - recheio para pastéis· empadas ou cuscuz. Sobras de carne de vitela servem numa salada com salsão - croquetes - para fazer um creme que se serve sobre torradas - para recheio de empadas e tortas. 

Os restos de carne de vaca têm tantas aplicações que seria quase impossível mencionar todas. 
Vejamos as principais: num ensopado - em croquetes - fria, cortada em fatias - adicionada à sopa de verduras - em pimentões ou tomates recheados - em molho para macarrão - recheio para pastéis - bolo de carne. 

Pão.é aquele alimento puro, completo, conhecido e apreciado em todo o mundo. Com seus restos se 
fazem torradas - pudins - pequenas torradas que, fritas na manteiga ou margarina, servem para enriquecer uma sopa. 

Se as sobras forem de ovos recheados, você poderá adicioná-las à maionese - fazer sanduíches - ou enfeitar saladas. 

Pedaços de bolo vão bem com sorvete· podem ser utilizados em pudins - servidos cobertos do glacê de sua preferência. 

As sobras de frutas são sempre aproveitáveis. Se elas forem de abacaxi, use-as numa salada de frutas - num ponche de frutas - como enfeite de um prato de arroz doce. Você pode também servir o abacaxi acompanhando um prato de pernil assado. 

Se os restos de frutas forem de maçãs cozidas, poderão ser aproveitados num bolo - numa torta - 
num creme - num purê como complemento para carne de porco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário