terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O SER HUMANO GOSTA DE RETRATAR OS ANIMAIS

Os animais sempre fascinaram os seres humanos. Desde tempos remotos, este fascínio tem sido traduzido em uma longa e profunda influência sobre os mais variados aspectos da vida e do pensamento humano. As artes são, provavelmente, o campo da nossa cultura que melhor soube interpretar e expressar a relação entre os  humanos com os demais animais.
Parque Nacional da Serra da Capivara
 Na Espanha, a caverna de Altamira guarda algumas das mais  belas figuras de animais que conhecemos. As imagens, pintadas há aproximadamente 16.000 anos atrás, até hoje continuam a maravilhar as a pessoas por sua beleza e força estética. No Brasil, podemos encontrar grandes exemplos de arte rupestre - ,  no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Nas paredes das inúmeras cavernas do parque podemos ver desenhos de animais feitos há mais de 10.000 anos.
Os artistas egípcios eram extremamente habilidosos na arte de representar animais. A importância da fauna
- o conjunto de espécies animais locais - para os egípcios era tão grande ao ponto de influenciar não apenas suas artes, mas também a religião e toda sua cultura. Animais de todos os tipos estavam presentes em pinturas, esculturas e nos hieróglifos que era o tipo de escrita empregada por aquele povo na antiguidade. Bastet, a deusa egípcia, foi inúmeras vezes retratada em sua forma de gata, assim como Hórus, o deus em forma de falcão e Anúbis, o deus em forma de chacal. Suas estatuas resistiram aos  milênios e hoje são copiadas no mundo todo.
Leda e o Cisne
DAMA COM ARMINHO
CAMPO DE TRIGO COM CORVOS
Os pintores renascentistas sempre se renderam à beleza dos animais. Entre os exemplos mais famosos de pinturas de animais, podemos  citar "Dama com Arminho" e "Leda e o Cisne , ambas de Leonardo Vinci (1452-1519). A rainha Vitória do Reino Unido (l8\9-1901) gostava tanto de seus cães que contratava pintores especialmente para retratá-los  em belos quadros. Na verdade, o costume de retratar cães, gatos e cavalos  era bastante comum entre os europeus. Estes animais estão presentes em  quadros do pintor espanhol Diego Velázquez (1599-1660) - do frances Eugene Delacroix (1798-1863) Pablo Picasso (1881-1973), apenas para citar alguns. Mas muito além de ser um simples elemento decorativo, o animal geralmente assume um papel emocional  fundamental nas obras de arte.  Por exemplo: o quadro "Campo de trigo com corvos", de Vincent van Gogh (1853-1 890), jamais teria o mesmo  impacto e força emotiva sem os corvos. Ou então, imagine o quadro "Independência ou morte", de  Pedro Américo (1843-1905), sem os cavalos. Nesta obra, embora pouco se repare o pintor retratou também outros animais, como aves, bois e um burro.
Independencia ou Morte
No Brasil, grandes pintores e ilustradores acompanharam expedições científicas registrando a nossa fauna. É o caso do alemão Johanann Moritz Rugendas (1802-1858) que acompanhou a Expedição  Langsdorff ao interior do país e soube retratar animais como ninguém.
Ainda hoje os animais exercem sua influência sobre a arte contemporânea, como nas obras do artista britânico Damien Hirst, cujo tubarão embalsamado foi aparentemente vendido por- 12 milhões de dólares em 2004. A importância dos  animais nas nossas vidas nem sempre é lembrada, mas, a julgar pela história da arte, ele sempre estiveram muito mais do que presentes.
Fonte  Paulo Manaf

Nenhum comentário:

Postar um comentário