quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DROGAS?!! PRA QUE?

Um negócio que me deixa deprimido é ver ou perceber que a juventude está se afogando cada vez mais nas drogas. Isso é o equivalente a uma catástrofe, um tsunami que matasse toda a população jovem do país. Porque é o que, na prática, acontece. Toda uma geração fica perdida, sem rumo, e é essa geração atual que vai liderar o país no futuro. O que podemos esperar deles? Pessoas de personalidade fraca que preferem o escapismo das drogas pra não ter que enfrentar de cara limpa os problemas em casa, como a crescente falta de atenção dos pais, a violência desmedida dentro e fora de casa, e difícil arte de se enturmar na escola quando sua personalidade ainda está se formando... um mundo onde você se sente só e perdido e ninguém lhe estende a mão.
Os homens são como ondas: quando uma geração floresce, a outra declina
(Homero)

Bem, cada um tem seu calo, e só a própria pessoa vai saber o quanto dói caminhar com os sapatos apertados, mas não posso deixar de registrar que é, sim, em todos os casos, uma fraqueza. E como eu me sinto, lá no íntimo, de algum modo um pouco responsável pela decadência da juventude, tenho que me pronunciar aqui.
Antes de mais nada, devo ser sincero comigo e com vocês ao fazer uma referência a ÚNICA coisa que as drogas trouxeram de bom pro mundo, que foi a revolução na música. Sgt. Pepper's, Jimmy Hendrix, Yes e muitos outros dos anos 70. Obviamente não se comparam em nada com Bach, Mozart, mas cuja beleza está justamente em ter quebrado com esses parâmetros musicais e dado um salto pra um outro nível de sonoridade, que ainda é muito melhor do que essas porcarias de hoje. Isso só foi possível graças ao LSD, devo admitir. Mas o preço que esses gênios da música pagaram por nos trazer isso foi caro. Pergunte a Janis Joplin. A Hendrix. A "Cold turkey" Lennon... As drogas continuam a ser usadas hoje no mundo das artes, mas, cadê as grandes obras? Cadê os gênios? Além do que, nossa geração não toma drogas pra fazer música, e sim pra ficarem trancados dentro do quarto ou pulando ao som de um subproduto musical que só faz sentido quando se está doidão. Qual a contribuição deles pra sociedade? Pro mundo? O que suscita a pergunta: Foram as drogas que criaram um Hendrix? Um Jim Morrison? A resposta, vocês sabem, é não. Talvez eles não fossem tão excêntricos, mas o gênio e o estilo estaria lá. Agora, outra pergunta, desta vez retórica: Foram as drogas que mataram Hendrix e Jim?
Um homem no campo de batalha conquista um exército de mil homens... Um outro conquista a si mesmo, e este é o maior
(Buda)
Considero mais valente quem vence os seus desejos do que quem vence seus inimigos, pois a mais árdua vitória é sobre o ego
(Aristóteles)
Quem vence um leão é um valente; quem domina o mundo é um homem de valor; mas, mais valente e corajoso do que todos eles, é aquele que realmente sabe dominar-se a si mesmo
(Johan G. von Herder)
Antes de desejarmos fortemente uma coisa, devemos examinar primeiro qual a felicidade daquele que a possui(La Rochefoucald)


Nenhum comentário:

Postar um comentário