A prática da yoga surgiu na Índia, no período de 5.000 a.C. e deriva da raiz sânscrita yuj, que significa (re) Unir, (re) atar, e desta maneira, busca técnicas para que o ser humano resgate seu equilíbrio através da (re)União de corpo, mente e espírito, por isso dizemos que é uma prática holística, ou seja, que trabalha o ser como um todo. Na verdade, após estudar muito o assunto, percebi que funciona como uma espécie de expiação, desfazendo a ilusão de que estamos separados da Força Maior.
A falta desse equilíbrio é o principal fator gerador de todas as doenças modernas: ansiedade, depressão, cânceres, úlceras, alergias entre outras que tanto assombras a humanidade, principalmente nós ocidentais.
Na prática da Ashtanga Yoga (Yoga das oito partes ou Yoga real), são desenvolvidas as seguintes frentes:
Yamas: preceitos morais;
Nyamas: preceitos éticos;
Asanas: posturas físicas.
Pranayamas: é o controle do prana(energia) através de variados exercícios respiratórios;
Pratyahara:refere-se ao controle dos sentidos;
Dharana: concentração em um único ponto;
Dhyana: meditação;
Samadhi: é o objetivos final, o resgate da nossa essência através da (re) união com o divino, É nos redescobrir como seres únicos.
Seus principais benefícios são:
Físicos: As dores diminuem, devido ao aumento da produção de endorfina no corpo, a imunidade aumenta muito, o sono melhora, o peso normaliza, a disposição aumenta bastante, força e vigor aumenta, a postura é melhorada, a flexibilidade das articulações, dos músculos e dos tendões aumentam, as funções excretórias, glandulares e gastro intestinais melhoram, eficiência respiratória e cardio vascular aumentam, desintoxicação orgânica ocorre com grande intensidade, pressão sanguínea se normaliza, respiração por minuto se torna minimizada, o aumento da vitalidade e longevidade decorrem com disto, alívio da fibromialgia, equilibra a estabilidade das funções do sistema nervoso autônomo, entre tantos outros. Além de aprimorar todas as funções psicomotoras e estimular a bioquímica corporal.
Mentais: Aumenta a memória, concentração, eficiência de aprendizado, consciência voluntária, percepção global e centrada, satisfação existencial, bem estar, auto aceitação, integração social, paz interior. Melhora o humor, a propiocepção (percepção do corpo e seus movimentos), estabilidade mental e emocional. Diminui a hostilidade, depressão, ansiedade, o estresse mental e emocional e as dependências psicológicas (vícios).
Espirituais: Promove a auto-realização como ser humano, através do contato com sua essência mais íntima, seu verdadeiro eu.
Se ainda não conhece, procure um instrutor confiável, faça uma aula experimental e permita-se desfrutar desse momento, dedicado unicamente aos teus cuidados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário