quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mas afinal o que é isso de Reiki?”

Apesar da crescente popularidade das terapias alternativas em geral e do Reiki em particular, e desta terapia estar nos últimos anos conquistando gradualmente credibilidade  no domínio dos tratamentos não convencionais, há ainda muito quem pergunte: Mas afinal o que é isso do Reiki?”
Pois bem, para tentar responder a essa questão decidi escrever estas linhas, que espero possam ser esclarecedoras.

O que é o Reiki?

De acordo com a ciência moderna, e também com algumas tradições filosóficas antigas, o universo em que vivemos é feito de energia: tudo é energia. Assim sendo, se quisermos colocar a questão de uma maneira muito simples, o que o Reiki faz é usar esta energia para promover a cura e o relaxamento.
Passo a explicar:
A palavra REIKI, de origem japonesa, pode ser traduzida como “energia universal” e usa-se para nomear de forma sintética o Método de Cura de Usui para a Melhoria do Corpo e da Mente.
reiki-kanji(Reiki – escrito em japonês (caligrafia do tempo de Usui)– a palavra é composta por dois kanji: rei = espírito e ki =energia)
O Reiki é uma técnica de cura natural, na qual o terapeuta utiliza a energia vital universal, que capta e transmite à pessoa que está  recebendo a terapia. Ou seja, quem transmite Reiki atua apenas como um canal através do qual a energia universal passa para chegar a quem a recebe. 
É pela ação da energia, que passa através das mãos do terapeuta, que é reposto o fluxo natural da energia que existe no corpo da pessoa que está a sendo  tratada e se dissolvem os bloqueios energéticos que impedem a energia de circular saudavelmente. 
Desta forma, a energia universal reequilibra a energia pessoal, ou, dito de outro modo, Reiki repõe o equilíbrio energético do organismo. A energia universal é ilimitada e, por isso, não existe sensação de cansaço ou perda de energia por parte do transmissor.

Mas como é que isto se faz na prática?

A técnica baseia-se na imposição das mãos. Numa sessão completa o terapeuta vai colocando as mãos ao longo do corpo do receptor, desde a cabeça até chegar aos pés, em zonas específicas, de modo a que a energia que é transmitida possa atuar sobre os diversos centros energéticos do corpo (habitualmente chamados chacras). 
As mãos podem ser colocadas sobre o corpo ou ligeiramente acima, de acordo com a preferência do terapeuta, ou a familiaridade do cliente com a técnica e com o terapeuta, o efeito é o mesmo. Também não importa se o cliente tem roupa leve, ou está debaixo de cobertores, a energia passa sempre. Além disso, a energia é inteligente e dirige-se sempre para onde é mais necessária, conforme as necessidades específicas da pessoa que está a ser tratada.

Parece tão simples… Qualquer pessoa pode transmitir Reiki?

Sim, o Reiki é de tal forma simples que qualquer pessoa pode aprender a transmiti-lo. Não é preciso ter uma aptidão especial. Todos podem fazer Reiki, independentemente da sua condição: crianças, adultos, idosos, doentes ou saudáveis. 
Para ser Reikiano é necessário passar por um processo de sintonização com a energia, conduzido por um Mestre de Reiki e aprender as técnicas básicas de transmissão, isto é, aprender a canalizar a energia universal para auto-tratamento, tratamento aos outros, a animais e a plantas. Isto pode ser conseguido num curso de um dia e é uma competência que, uma vez adquirida, fica para toda a vida. O importante é haver uma vontade sincera de se ajudar e ajudar aos outros.

Há Reiki com muitos nomes, é tudo igual?

Há várias escolas de Reiki em todo o mundo que ensinam sistemas com algumas variações na teoria e prática. No entanto, desde que seja originária de Mikao Usui, a energia do Reiki é a mesma, seja qual for a escola.
 O fato de haver várias linhas de Reiki tem a ver com o modo como se processa o ensino da prática: de Mestre para aluno, o que gerou naturalmente uma árvore genealógica, com muitos ramos, sendo que todos têm na sua origem Usui, o fundador.
Neste processo há por vezes uma tendência para cada Mestre ir acrescentando alguns dados e tirando outros, de acordo com a sua experiência pessoal. Assim, é possível encontrar cursos com estruturas bastante diferentes. Os conteúdos dos cursos e a forma como são transmitidos podem também variar, por isso, se resolver aprender, poderá pedir informações a várias escolas e ver qual a linha que lhe parece mais em sintonia consigo e qual o programa que vai mais de encontro aos seus interesses.

Quais são os benefícios do Reiki?

O Reiki traz enormes benefícios a todos os níveis, sem qualquer risco para a saúde ou efeitos secundários de qualquer espécie. Ao repôr o equilíbrio da energia vital, a atuação do Reiki faz-se sentir a vários níveis. A energia estimula os processos naturais de auto-cura e regeneração do organismo, sendo uma boa prática para o tratamento e manutenção da saúde física e psicológica. Verifica-se que, além de poder proporcionar o tratamento de problemas físicos, praticar Reiki em si mesmo, ou recebê-lo de outra pessoa, também pode ajudar a nível emocional e espiritual, trazendo integração e ordem à vida, permitindo uma amplificação da consciência e abrindo caminho à concretização de novas oportunidades.

E o que me pode dar o Reiki?

Por muito que desejasse responder a esta questão… é impossível. 
A experiência de cada pessoa com o Reiki é única e indescritível. 
É esta a magia do Reiki: dar a cada um aquilo de que mais precisa. 
Viver esta maravilhosa energia, e deixar a magnífica cura do Reiki fluir na sua vida é uma experiência muito especial. Experimente e verá…
Rosana Dias Gomes da Silva
Mestre de Reiki e Psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário