quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Genética + uma infância desestrutura = psicopata.


Cristian Fernandez
O caso Cristian Fernandez é, atualmente, o centro das atenções nos Estados Unidos. Tudo porque o pequeno rapaz está sendo julgado como adulto (again!) e pode pegar prisão perpétua por ter assassinado seu meio-irmão de 2 anos  e estuprado um outro meio-irmão de 5 anos de idade. Os crimes ocorreram em 2011 e atualmente ele está sendo julgado na Flórida.
Para nós aqui, dentro do contexto do post, não nos interessa se ele deve ou não ser julgado como adulto, mas sim o que levou Cristian a cometer tais atos. Nos anos de 1990, cientistas como o norte-americano Jim Fallon e o canadense Bob Hare descobriram que o cérebro de psicopatas assassinos são diferentes do de pessoas normais, isso abriu espaço para descobertas ainda mais fantásticas como a descoberta do gene MAO-A ou “gene guerreiro”. O MAO-A seria uma mutação presente apenas nos psicopatas e, supostamente, os deixariam pessoas agressivas. 
Mas nascer com uma pré-disposição genética para matar não era suficiente, haveria mais algum fator que levassem psicopatas a matar ?
 Sim! O ambiente familiar. Pronto! Genética + uma infância em um lar desestruturado era a receita para produzir um psicopata assassino no futuro.
Apesar de não ser uma verdade absoluta, esse parece ser o caso de Cristian.  Seu cérebro não foi escaneado para saber se ele tem as lesões características de um psicopata, mas algumas características do seu comportamento nos levam a crer que sim. Aos 6 anos ele começou a torturar e matar pequenos animais, simulava atos sexuais com outras crianças e chegou a se masturbar na frente de amiguinhos na escola. Certamente seu distúrbio de comportamento foi afetado ainda mais com seu ambiente familiar. Para começar, ele nasceu de um estupro. Sua mãe tinha apenas 12 anos quando foi estuprada. Cresceu sendo espancado pelo padrasto que se suicidou em 2010. Em 2007 foi supostamente estuprado por um primo. Além disso, cresceu vendo a mãe e os avós consumindo todo tipo de drogas.
Cristian é um pequeno psicopata que teve o seu gatilho para o assassinato disparado ao crescer em um ambiente desprovido de valores e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário