segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Qual a felicidade que a droga traz?

Qual a felicidade que a droga traz? E incluo aí a bebida alcoólica e o cigarro, também. Me citem um exemplo onde a bebida fez alguém se tornar uma pessoa melhor, VERDADEIRAMENTE realizada. Até o Zeca Pagodinho se meteu em confusão por causa da bebida! Ele só podia estar caindo de bêbado quando assinou o contrato com a Schin sendo um fã de Brahma (a cerveja, não o deus hindu)! As drogas mais pesadas trazem uma felicidade intensa e passageira, à custa da sua saúde, e vai obrigá-lo a consumir mais e mais pra manter artificialmente aquele efeito. Até que você desencarna, e se lasca todinho.
Aliás, o que me deixa mais frustrado é saber que pessoas espiritualistas (ou espiritualizadas, com uma boa bagagem de conhecimento esotérico) também entram nessa barca furada. Com o conhecimento que eles têm, COMO podem fazer isso consigo mesmo? COMO? As desculpas que vejo envolvem o uso ritual por xamãs (como se eles fossem um e usassem de forma altamente controlada, em cerimônias especiais), a antiguidade da coisa (fazer sacrifícios humanos, ter escravos e sair pilhando cidades e estuprando mulheres também é um costume bem antigo... será que é bom?), efeitos terapêuticos das ervas (como se ele fosse uma velhinha com catarata, sabe?) e os supostos benefícios da expansão da consciência (você conhece alguém que atingiu a iluminação usando drogas?). O cara jura que com as drogas vai expandir sua consciência e abraçar o universo, vai se tornar um com todos, quando o efeito está mais pra uma mera expansão do seu EGO. Em vez do indivíduo se fundir com o todo, ele se ESPALHA, CRESCE. AINDA é o indivíduo, e em vez de aquietar sua mente de forma duradoura (como faz o uso intensivo da meditação), agora teremos um indivíduo sedento por repetir a experiência, com suas células ativamente viciadas numa substância prejudicial.
Isso é "transcender" alguma coisa? Claro que não! Se uma pessoa é arremessada pro alto a partir de um canhão, isso quer dizer que ela voa? NÃO. Mas, e um piloto de avião, ele voa? Sim. Ambos não possuem asas, ambos se utilizaram de uma ferramenta, mas o piloto se utiliza de uma ferramenta elegante, e ESTUDOU para dominá-la, a ponto de que ele pode fazer iniciar uma viagem pra um ponto, mudar de idéia e ir para outro, ou mesmo retornar caso tenha esquecido as cuecas em casa.
Os nossos desejos são como crianças pequenas: quanto mais lhes cedemos, mais exigentes se tornam
(Provérbio Chinês)
Aprendi a procurar a felicidade limitando os desejos, em vez de tentar satisfazê-los
(J. S. Mill)
Só há duas tragédias na vida: uma é não se conseguir o que se quer, a outra é consegui-lo
(Oscar Wilde)
O bem que fizemos na véspera é o que nos traz a felicidade pela manhã
(Provérbio hindu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário